• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/12/2003
Últimas Notícias

Mais de 500 professores de Ensino Médio recebem o prêmio “Leitura na Escola”

Nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, entregaram o prêmio “Leitura na […]

Nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, entregaram o prêmio “Leitura na Escola” para mais de 500 professores do Ensino Médio da rede estadual.

O objetivo do concurso é incentivar os professores a criar projetos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos, por meio da otimização do acervo das escolas, como os livros do “Leia Mais”, e da utilização de materiais didáticos e equipamentos disponíveis nas escolas.

O prêmio é uma realização da Secretaria de Estado da Educação por meio do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio, (PROMED) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin enfatizou o programa de incentivo à leitura como mais um grande passo do governo educador do Estado. “A Televisão é uma boa ferramenta mas nunca poderá afastar o hábito da leitura que leva à reflexão e à síntese. A leitura deve ser um estímulo, e quanto mais cedo os alunos adquirirem este hábito, melhor para o desenvolvimento deles”, explicou o governador.

O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, destacou a importância do evento dizendo que estamos chegando ao final do ano com muitas ações positivas para comemorarmos. “O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) mostrou que a participação assídua de todos os dirigentes, diretores, professores e supervisores resultou na participação maciça dos alunos que, apesar de não serem obrigados a participarem, marcaram presença no exame.

O professor Chalita complementou ainda que o SARESP pode ser considerado o maior exame da história no Brasil. “ O SAEB, Sistema de Avaliação do governo federal avaliou 300 mil alunos em todo o país e, o SARESP, 5 milhões de alunos no Estado de São Paulo”.

Dentro da política de aperfeiçoamento do professor como reflexo no desenvolvimento da competência leitora dos alunos, o secretário parabenizou todos os educadores, que não desanimam nem mesmo diante das dificuldades provocadas pela realidade mundial. “É no trabalho silencioso e persistente de cada professor que se obtém a certeza de um ofício bem cumprido”, finalizou o secretário.

Cada trabalho foi elaborado por uma equipe de seis educadores (professores, coordenadores pedagógicos e diretores), que receberam como prêmio viagens culturais para Porto Seguro, na Bahia, e Ouro Preto, em Minas Gerais. Entre os educadores ainda foram sorteados dois pacotes para Portugal, sendo um para educadores da Grande São Paulo e/ou Capital e outro para o Interior. As viagens estão programadas para fevereiro de 2004.

Paola Martins