• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 04/11/2019
Notícia

Mais de 600 mil jovens de São Paulo participam do 1º dia do ENEM 2019

Ao todo, 622.484 jovens fizeram a prova, um total de 12% de todos os inscritos no país

Mais de 600 mil estudantes de São Paulo realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 3 de novembro. Dos 816.016 inscritos, 622.484 candidatos compareceram ao exame, uma taxa de presença de 76,3%. No Brasil, o ENEM teve 3,9 milhões de candidatos participantes de 5,1 milhões de inscritos, representando 76,9% de presença.

São Paulo é a rede com mais inscritos no ENEM, um total de 12% do total. As 90 questões da prova buscaram abordar toda a base curricular. “A prova teve uma grande quantidade de textos de poesias. Além disso, destaco a objetividade do comando da questão, que foram bastante técnicos”, afirmou o presidente do INEP, Alexandre Lopes.

O primeiro dia de exame també registrou outro recorde: 91% dos estudantes inscritos visualizaram o cartão de confirmação da inscrição. Disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o documento apresenta entre outras informações, o local de provas dos participantes.

Apenas trezentos e setenta e seis candidatos foram eliminados. O Enem de 2019 foi realizado com novas regras para garantir a segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Dentro desse cômputo também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

No próximo domingo, dia 10 de novembro, acontece a segunda etapa do exame. “Esse é um momento fundamental na vida de todos os jovens e esperamos que nossos alunos estejam preparados para um futuro que começa agora, com o ENEM”, pontua o Secretário da Educação, Rossieli Soares.