• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/11/2013
Ideb

Mais de 780 mil alunos de escolas estaduais paulistas realizam provas do SAEB

Cerca de 4,6 mil unidades devem aplicar as avaliações até o dia 22 de novembro

As escolas estaduais de São Paulo começam a aplicar as provas que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) nessa segunda-feira (11). Cerca 782.426 alunos, de 4.663 unidades de ensino, devem realizar os exames até o dia 22 de novembro.

Três provas serão aplicadas nesse período. A Prova Brasil (ANRESC) irá avaliar os conhecimentos em Português e Matemática dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental que frequentam escolas públicas.

Já a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), que também avalia os conteúdos de Português e Matemática, é voltada para alunos de escolas públicas e privadas, matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Nessa avaliação, os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio ainda responderão questões de Ciências.  

Por fim, os alunos de escolas públicas, matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, participam da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), também direcionada às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Panorama

O SAEB, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de traçar um panorama da educação básica no País. Os resultados das provas, aliados às taxas de aprovação, reprovação e fluxo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados do Ideb divulgados em 2012 mostraram que a rede estadual paulista superou todas as metas estipuladas pelo índice. Saiba mais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Um exemplo de bom desempenho é a E.E.Marechal Mallet, em Campinas, que alcançou nota 7,6 no Ideb, o melhor resultado de toda a rede estadual paulista. De acordo com a diretora da unidade, Maria Emília Gonçalves, o comprometimento é a chave para a conquista de bons resultados. Saiba mais sobre a escola aqui.

Avaliação estadual

Ainda no mês de novembro, nos dias 26 e 27, os estudantes da rede estadual paulista e de municípios conveniados realizarão as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A avaliação estadual será aplicada nas mais de cinco mil unidades escolares do Estado.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação

O exame tem a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O resultado das provas, aliado aos números de aprovação, reprovação e fluxo escolar, dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

Até o ano passado, o Saresp era destinado para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A partir desse ano, o exame será oferecido também para o 2º ano do Ensino Fundamental. Com a medida, cerca de 2,5 milhões de estudantes de escolas estaduais serão alcançados.