• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/01/2015
Pais e Alunos

Mais de 8 mil estudantes matriculados na rede de ensino paulista são estrangeiros

Alunos são imigrantes de 95 países; Bolívia e Japão são as nacionalidades mais recorrentes

As salas de aula das escolas estaduais de São Paulo contam com 8,5 mil estrangeiros. Os estudantes são oriundos de 95 países.

O levantamento feito em 2014 pela Educação aponta um crescimento de 10,68% comparado ao ano de 2013, quando a rede possuía 917 alunos-imigrantes a menos.

Cerca de 5 mil dos estudantes matriculados são nativos da Bolívia. O segundo colocado é o Japão que registra 1126 matrículas. As escolas da capital de São Paulo são as mais procuradas. Estima-se que 53% dos estrangeiros frequentam unidades de ensino na região, só a Diretoria de Ensino Centro agrega 24% dos alunos.

“A presença do alunos estrangeiro em sala de aula contribuí de forma positiva com a construção do conhecimento. Eles agregam valores nas aulas comentando sobre as tradições do seu país de origem e até ensinando um novo idioma aos amigos de classe”, diz Édina dos Santos Rosa da equipe técnica do NINC responsável pelas questões da Educação para as Relações Étnico Raciais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Matrículas para estrangeiros

Até o dia 15 de janeiro, a rede estadual de ensino paulista receberá pedidos de matrículas de alunos brasileiros ou estrangeiros. O candidato deve comparecer na escola de seu interesse. Para isso, é recomendável estar munido de certidão de nascimento e comprovante de residência. Estrangeiros ainda têm a possibilidade de incluir o passaporte como documento de identificação válido para o registro, mas a apresentação não é obrigatória. Os alunos maiores de 18 anos que ainda não terminaram a Educação Básica também podem apresentar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

*Atualizada em 23/2/15, às 10h09.