• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 15/09/2011
Últimas Notícias

“Mais do que vencedores!” Diretora regional de Santos divulga carta parabenizando alunos por resultado no Enem

A Escola Estadual Indígena Txeru Ba’ fez 432 pontos no ENEM. O que significam estes 432 pontos se lembrarmos que é a primeira participação da Txeru Ba’ num exame elaborado […]

A Escola Estadual Indígena Txeru Ba’ fez 432 pontos no ENEM. O que significam estes 432 pontos se lembrarmos que é a primeira participação da Txeru Ba’ num exame elaborado para estudantes de escolas com ensino regular e com tradição de participação ENEM? É sempre complicado medir com a mesma régua realidades diferentes. Para os que não conhecem a realidade da escola significa apenas o último lugar na tabela, mas para os 10 alunos indígenas que fizeram a prova foi uma grande conquista.

De acordo com Marcelo Werá, os alunos só fizeram a prova porque foram muito incentivados pelos professores não-indígenas. Para estes meninos e meninas o ano de 2010 foi um ano de grande vitória. Esta foi a primeira turma de Ensino Médio do Estado de São Paulo formada em escola indígena. Antes da existência da escola dentro da aldeia os alunos precisavam caminhar até uma sala vinculada na escola mais próxima, em Boracéia. A Txeru Ba’ possui ensino intercultural e bilíngüe com currículo diferenciado que inclui conteúdos do ensino regular e da Cultura Guarani.

 A participação dos alunos no ENEM teve como objetivo obter pontuação para os vestibulares, meta alcançada pelo aluno Vilmar, que prestou vestibular na Universidade Federal de São Carlos e está cursando a Faculdade de Audiovisual. Outros seis alunos indígenas, hoje são professores na própria escola e participam de formação continuada oferecida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Portanto, o último lugar na lista do ENEM não significa para este grupo uma derrota, mas sim que com a luta de toda a comunidade indígena, a Aldeia Rio Silveira conquistou a instalação de uma escola de Ensino Médio, com professores indígenas e não-indígenas que possuem muita força de vontade e dignidade para lutar pelas melhorias que ainda se fazem necessárias. Continuaremos sempre na luta!!! Como os tradicionais Guerreiros Guarani!!!

Dulce Ceneviva