• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/02/2018
A2img/Diogo Moreira
A Escola Que Queremos

Manuais ensinam como não ser uma vítima de pessoas mal intencionadas na internet

Em 6 de fevereiro se comemora o Dia Mundial da Internet Segura, tomar alguns cuidados previne grandes problemas

Em 6 de fevereiro, os 5 continentes comemoram o Dia Mundial da Internet Segura. Esse tema pode passar batido por muito gente, mas é super importante tomar alguns cuidados quando se está online. Com o fim das férias, que tal mudar alguns hábitos e seguir algumas dicas para não se tornar um alvo fácil nas mãos de pessoas mal intencionadas na web? A Educação coloca à sua disposição dois guias que o ajudarão nessa luta.

– Guia Geração Digital – Adolescentes Seguros na Web

Desenvolvido pelo Google e direcionado para professores, a ideia é gerar e compartilhar conhecimentos sobre o uso seguro da Internet. O guia inclui atividades elaboradas para que os alunos aprendam a usar as fontes de informação de maneira crítica, incorporem o conceito de cidadania digital, desenvolvam habilidades para reconhecer situações de risco e adotem medidas para reforçar o uso seguro dos meios digitais.

– Guia A Web que Queremos

Com a ajuda deste manual, o aluno poderá testar as suas competências, saber mais sobre os seus direitos no universo da internet e criar dicas e ferramentas que poderá compartilhar com os jovens do mundo todo. Descobrirá ainda o que os outros jovens pensam acerca de determinadas atividades online e o que procuram na rede.

Para refletir

Cada dia mais pessoas, empresas e instituições usam as pegadas digitais deixadas pelos usuários da internet como referência para saber mais sobre suas preferências;

A internet não esquece, e nem sempre é possível apagar o que publicamos;

A informação pode viralizar e você não controla completamente quem poderá acessá-la;

Uma publicação fora do contexto pode ser muito mal compreendida;

Seus dados podem ser roubados e manipulados para ofender e mesmo chantagear.