• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 13/09/2021
Notícia

Mão na Massa de setembro traz atividades de Cultura Maker e empreendedorismo

Programa semanal do Centro de Inovação SP aproxima estudantes e professores das áreas de tecnologia e inovação

Estudante criadora de startup, Cultura Maker e como fazer um jardim vertical são algumas da atrações de setembro do programa Mão na Massa do Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP), transmitido pelo Centro de Mídias SP (CMSP).

Hoje (13), Grazielly Silva, ex-aluna da rede estadual paulista, é a entrevistada do programa para falar sobre uma startup que ela criou para mudar o visual de pequenos negócios na periferia de São Paulo. Nesta conversa, Grazielly conta como sua ideia virou um empreendimento e como conseguiu se reinventar no período da pandemia.

Para os que gostam da Cultura Maker, a dica para amanhã (14) é aprender a fazer uma animação programando no scratch a partir de fotos.

Já para os ligados em um ambiente verde, mas que não abrem da mão da tecnologia, o programa do dia 21 de setembro mostra como montar um jardim vertical com gotejador automático usando apenas materiais reciclados.

Sobre a programação
O programa Mão na Massa foi criado em fevereiro deste ano no intuito de compartilhar algumas das atividades que são desenvolvidas no CIEBP com os estudantes, professores e gestores que não podem estar presencialmente na sede.

“Nestas atividades incentivamos o uso da criatividade aliada à tecnologia e com recursos acessíveis, que os estudantes e professores têm casa. Em sete meses, tivemos um público de mais 350 mil pessoas”, destaca Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP.

O Mão na Massa é transmitido pelo aplicativo do CMSP, às 12h, nos canais Anos Finais e Ensino Médio.

CIEBP e agendamento
O CIEBP é um equipamento que pode ser utilizado por toda a rede estadual para trabalhos com diferentes eixos de inovação que envolvam a cultura maker, inovação, empreendedorismo, programação, cultura digital, robótica e fabricação digital a partir de resoluções de problemas. Ele abriga sete espaços: hub de inovação; computação na prática; programação descomplicada; estúdio; cultura digital, prototipagem e criatividade; prototipagem e fabricação digital.

O CIEBP funciona de segunda às sextas-feiras, das 9h às 17h, e para sua utilização devem ser respeitados os protocolos de segurança como distanciamento social e uso de máscara. Ele está localizado na Rua Padre Chico, 420, Pompeia, São Paulo.

A agenda do CIEBP está aberta para os alunos e professores da rede estadual participarem das trilhas de inovação. Os interessados devem fazer o agendamento pelo email centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br ou WhatsApp (11) 97544-5056.