sexta-feira, 11/06/2021
Notícia

#MãoNaMassa: Centro de Inovação de SP apresenta detalhes sobre empreendedorismo, cinema e sustentabilidade

Programação traz conteúdos especialmente preparados para estudantes dos anos finais, ensino médio, professores e gestores

Você gostaria de empreender, criar um cinema dentro de casa ou desenvolver práticas mais sustentáveis? Esses serão os temas abordados na sequência da programação de junho do Mão na Massa. Produzidas pelo Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP), as atividades atendem remotamente alunos dos anos finais (do 6° ao 9 ano) e ensino médio, além de professores e gestores da rede pública estadual interessados em cultura digital.

O Mão na Massa reúne convidados especiais para democratizar o acesso à informação e promover uma educação mais inovadora, que permita a experimentação. A coordenadora do CIEBP, Débora Garofalo, crê que a linguagem lúdica utilizada contribui para aproximar os alunos e otimizar o processo de aprendizagem. “Por meio de uma abordagem mais acessível, conseguimos apresentar problemas, incentivar o raciocínio lógico e diferentes resoluções”, resume.

Nesta segunda-feira (14), a ação traz a pauta “Você, empreendedor cidadão, por que não?”. De dentro pra fora, dicas para os jovens colocarem ideias em práticas para ajudar a vizinhança ou a comunidade.

Já na terça-feira (15), destaque para um jogo de luz e sombra para fazer um cinema em casa, com a construção de uma televisão de papel. Uma semana depois (22), o tema “ECOalize-se: Crie sua bolsa sustentável” vai mostrar a fabricação de uma bolsa sustentável com reutilização e reciclagem de alguns materiais, como, por exemplo, retalhos de tecido.

Vale lembrar que, no último dia 8, o CIEBP trouxe detalhes sobre “Interacast – Crie seu podcast de Entrevistas”, com informações a respeito de apresentação e desenvolvimento.

O Mão na Massa é transmitido pelo aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), às 12h, nos canais Anos Finais e Ensino Médio.

Segunda-feira (14), às 12h
“Você, empreendedor cidadão, por que não?”.
Convidados: Maurício Sena e Simone Ribeiro, professores do CIEBP, Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP, e Alexandre Marques, moderador e professor coordenador

Terça-feira (15), às 12h
“Um jogo de luz e sombra! Faça um cinema em casa”
Convidados: Leandro Vicente e Luís Mendes, professores do CIEBP, Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP, e Alexandre Marques, moderador e professor coordenador

Terça-feira (22), às 12h
“ECOalize-se: crie sua bolsa sustentável”
Convidados: Nubia Corredor e Paulo Gumiero, professores do CIEBP, Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP, e Rennan Pardal, moderador e professor CIEBP

Sobre o CIEBP
O Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo é um espaço que busca potencializar a criação, desenvolvimento, avaliação e a disponibilização de métodos, práticas e tecnologias para atender aos desafios da educação pública contemporânea.

A partir da fomentação de metodologias e processos e do acesso a diferentes ferramentas e recursos, o CIEBP visa promover e impulsionar a inovação para que aconteça de forma ágil, baseada em evidências e integrada às realidades escolares, buscando eficiência e oportunidades de geração de soluções para a educação básica de São Paulo e está aberto a agendamentos pelo site www.centrodeinovacao.educacao.sp.gov.br e pelo Whatsapp (11) 97544-5056.