segunda-feira, 02/02/2004
Últimas Notícias

Marcos Monteiro toma posse na presidência da Febem

Em solenidade bastante prestigiada, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, o professor Marcos Antônio Monteiro assumiu neste dia 02 de fevereiro o cargo de presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor. Monteiro substitui o promotor de justiça Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que volta para o Ministério Público. Costa presidiu a […]

Em solenidade bastante prestigiada, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, o professor Marcos Antônio Monteiro assumiu neste dia 02 de fevereiro o cargo de presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor. Monteiro substitui o promotor de justiça Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que volta para o Ministério Público. Costa presidiu a Febem entre 09 de janeiro de 2003 e 30 de janeiro de 2004, tendo recebido em todos os discursos amplo reconhecimento pelas realizações alcançadas pela Fundação durante a sua gestão, dentre elas a redução da UAI – Unidade de Atendimento Inicial à sua capacidade de 62 vagas, e o fechamento das unidades 30 e 31 do complexo de Franco da Rocha, ainda do antigo modelo.

Marcos Monteiro, há nove anos à frente do bem-sucedido Centro Paula Souza, responsável pelas Fatecs e escolas técnicas estaduais, é tido como gestor educacional e um especialista em educação para o emprego. Suas principais propostas estão centradas na consolidação do modelo pedagógico já em andamento na Febem, com abertura para que a iniciativa privada participe da execução das medidas socioeducativas aos adolescentes em conflito com a lei e implantação de cursos de capacitação para funcionários. Em um discurso entusiasmado, disse que “presidir a Febem é mais que uma missão; é um desafio e me sinto honrado com o convite”.

À cerimônia de posse compareceram o procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos; o presidente do Tribunal de Alçada Criminal, Renato Nalini; deputado federal Júlio Semeghini, deputados estaduais Edson Aparecido e Sidnei Beraldo, e os secretários de Estado Alexandre Moraes, da Justiça, Cláudia Costin, da Cultura, e Nagashi Furukawa, da Administração Penitenciária. A cerimônia foi presidida pelo secretário estadual da Educação, professor Gabriel Chalita.

O professor Marcos Monteiro, em razão do pedido de demissão de Paulo Sérgio de Oliveira e Costa por motivos pessoais, foi convidado pelo secretário Gabriel Chalita e pelo governador Geraldo Alckmin na semana passada. Aceitou de pronto, enfatizando que vai colocar toda a experiência que acumulou nos últimos 25 anos ligados à educação para manter a Febem dentro das diretrizes defendidas pelo Governo de São Paulo.

Joaquim Maria Botelho