• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/07/2007
Últimas Notícias

Maria Helena Guimarães de Castro assume o cargo de secretária de Estado da Educação

A socióloga Maria Helena Guimarães de Castro é a nova secretária de Estado da Educação de São Paulo. A transmissão do cargo foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 25, […]

A socióloga Maria Helena Guimarães de Castro é a nova secretária de Estado da Educação de São Paulo. A transmissão do cargo foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 25, na sede da Secretaria da Educação, na Praça da República. Emocionada, ela lembrou que esteve no mesmo auditório, em 1954, recebendo um prêmio da redação das mãos do então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros. “Agradeço ao governador por este convite. É algo que não esperava, mas me deixou muito feliz”, revelou.

Maria Helena substitui a professora Maria Lucia Vasconcelos, que deixa o cargo por motivos pessoais. “Devo agradecer a todos que, ao longo deste percurso, me acompanharam a cada dia”, disse Maria Lucia na despedida. Entre os pedidos do governador José Serra para a nova titular da Secretaria estão a continuidade do Programa Ler e Escrever , voltado para a alfabetização dos estudantes, o fim das escolas Padrão Nakamura, o aprimoramento dos sistemas de avaliação da qualidade do ensino, a gratificação por desempenho como forma de valorização e atuação de funcionários e educadores, e a ampliação de projetos voltados para o estudo de línguas no ensino médio.

“Não há novidades. A grande meta é conseguirmos melhorar a qualidade da educação. Demora, dá trabalho, exige persistência, mas deve ser perseguida com o envolvimento da rede estadual, professores, alunos e pais”, explicou à platéia formado por secretários de Estado, reitores de universidades públicas, educadores, funcionários da rede estadual e convidados.

Especialista em avaliação de políticas públicas, destacadamente na área de educação, Maria Helena pretende utilizar os resultados das diversas avaliações para definir metas de aprendizagem a serem perseguidas em cada unidade de ensino. “Cada escola tem um contexto específico e seus alunos apresentam resultados diferentes que precisam ser respeitados na definição das metas a serem atingidas”, afirma.

Diálogo com a rede

A gestão vai ser uma prioridade da nova secretária em três níveis: gestão do sistema estadual de educação, gestão da escola e gestão da sala de aula. Para tornar mais eficiente a gestão do sistema, a secretária pretende estabelecer canais de comunicação permanentes com as diretorias de ensino e reforçar o trabalho de supervisão e monitoramento da rede. Maria Helena diz que um dos principais desafios é estabelecer diálogo permanente com professores, funcionários e pais de alunos para criar um ambiente favorável à participação na gestão da escola, avaliação e cobrança de resultados.

Quanto à gestão da sala de aula, a nova secretária considera fundamental prosseguir na definição clara das expectativas de aprendizagem de cada série e ciclo, o que é essencial para elaborar os programas de capacitação de professores e acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Também será dada continuidade ao reforço na alfabetização, que é decisiva para o bom desempenho na vida escolar. Esse esforço é realizado por meio do programa Ler e Escrever , que entre outras medidas coloca um professor auxiliar nas séries iniciais do ensino fundamental.

Perfil

Especialista em educação, ela foi secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), em 2002, e presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) do MEC entre 1995 e 2002. A nova secretária é doutoranda em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) e mestre, também em Ciência Política, pela Universidade de Campinas (Unicamp). No INEP, Maria Helena coordenou a implantação de sistemas de avaliação como o SAEB e o ENEM e participou da elaboração de programas como o Bolsa Escola e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Foi secretária estadual de Desenvolvimento Social (2003-2006) e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. A professora Maria Helena foi também secretária de Educação do Distrito Federal (2007).

Maria Lucia

Maria Lucia Vasconcelos ocupava a pasta de Educação desde 31 de março de 2006. Na segunda-feira, 23, pediu exoneração em carta encaminhada ao governador José Serra, “por motivos estritamente pessoais”. Em resposta à carta da professora Maria Lucia, o governador declarou que foi com tristeza que recebeu o pedido de demissão. “Quero sublinhar sua lealdade pessoal e ao nosso programa de governo, inclusive com a implantação do programa Ler e Escrever , que envolve, entre outras coisas, a introdução de dois professores (titular e auxiliar) em cada sala de aula de primeira série do ensino fundamental”, afirmou Serra.