• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/05/2016
Boas Práticas

Matemática para além da sala de aula: escola promove atividade lúdica sobre a disciplina

Iniciativa teve como objetivo celebrar o Dia Nacional da Matemática

A última sexta-feira (6) na E.E. Professor Antonio Emílio Souza Penna, em São Paulo, foi especial. Com as salas de aula decoradas, pátio e quadra tomados pelos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a unidade de ensino promoveu uma grande oficina educativa sobre a matemática.

Cada atividade, desde experimentos práticos que utilizavam cálculo de densidade de produtos como óleo e água até apresentações de teatro e exposições de maquetes, foi criada e executada pelos próprios alunos. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Para homenagear o Dia Nacional da Matemática, nós fizemos um trabalho no sentido do aluno perceber que a matemática não é um bicho de sete cabeças e que ele pode aplicar a disciplina também na diversão”, afirmou Antonio Carlos Amante, professor de matemática na unidade de ensino e um dos idealizadores da iniciativa. 

No total, mais de mil estudantes participaram da “grande aula”, que aliou pilares da disciplina como soma, subtração, divisão e multiplicação a jogos lúdicos e história, como a do Papiro de Rhind, documento egípcio datado aproximadamente no ano 1650 A.C. que traz um texto matemático com métodos de resolução de frações e outros problemas que envolvem a disciplina.

“A gente fez um teatro baseado na semana da matemática com o tema ‘Egito Antigo’. Falamos sobre gastronomia, sobre os hieróglifos que representavam os números matemáticos e também como eles registravam isso em um documento que ficou muito importante que é o papiro matemático de Rhind, que tem explícito como eles usavam todo o sistema matemático”, afirmou Vitor Mastre, estudante do Ensino Médio na unidade de ensino.

“A matemática para mim é excelente, porque até em ciências, geografia, português, a gente sempre usa um pouquinho da matemática, uma continha de mais, de menos”, revelou o estudante Eric dos Santos Rocha.

Novas estratégias para o ensino da disciplina

O Dia Nacional da Matemática é celebrado em 6 de maio. A data homenageia o matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Melo e Sousa, mais conhecido como Malba Tahan. E em São Paulo, as escolas da rede estadual estão apostando cada vez mais em novas estratégias para o ensino da disciplina.

Com suporte do programa Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI) e do próprio currículo do Estado, professores propõem planos de aula que, além dos exercícios de adição, subtração e algoritmos, dialogam com outras disciplinas e tornam o aprendizado mais fácil. Clique aqui e conheça alguns exemplos bem-sucedidos na Educação.