• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/04/2015
Sociedade

Cartilha em Guarani ficará disponível na internet e modernizará acervo de material indígena

Lançamento do Boletim da Educação Indígena também é destaque entre as ações da Secretaria

Alunos e professores de toda a rede poderão ter acesso a 60 objetos digitais sobre cultura e história indígena no Currículo+. Nessa plataforma, eles encontrarão um conteúdo rico composto por dicionários, textos sobre mitos e lendas, legislação e etnias brasileiras. A ideia é que toda a rede utilize o material nas mais variadas disciplinas.

Entre os textos digitalizados está a cartilha de alfabetização em guarani, elaborada de maneira pioneira pela Educação paulista. São dois volumes com instruções para o ensino dos alunos dos Anos Iniciais do Fundamental. O guia foi elaborado pelos próprios índios com a supervisão de um linguista especializado. Esses documentos estarão disponíveis online até o final desse semestre.

Na rede estadual, para fortalecer a cultura dessas comunidades, as escolas indígenas são bilíngues. Para isso, os educadores trabalham com materiais didáticos exclusivos nas línguas guarani, tupi-guarani, terena, kaingang e krenak.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A lista inclui além de textos, uma série de vídeos, infográficos, animações e jogos. Os conteúdos são classificados no Currículo + por nível, disciplina, tema curricular, tipo de mídia e série. Todo material foi selecionado previamente por equipe de curadores e indicado de acordo com o currículo adotado pelas escolas estudais. Atualmente, o plataforma colaborativa reúne mais de 3 mil objetos digitais com livre acesso.

Boletim da Educação Escolar Indígena

O mês de abril também foi escolhido pela Secretaria para o lançamento do primeiro Boletim da Educação Escolar Indígena. O periódico vai oferecer informações para a prática e formação dos professores indígenas, articulando as atividades das Escolas Estaduais Indígenas, de forma colaborativa, pois terá a participação de servidores das aldeias e das Diretorias de Ensino. Hoje, estão em atividade na rede 40 unidades de ensino indígena. Elas estão concentradas nas diretorias de ensino de Miracatu, Registro, São Vicente, Caraguatatuba, Norte 1, Sul 3, Santos, Bauru, Penápolis e Tupã.