Balanço é da Secretaria de Estado da Educação
O processo de matrícula antecipada para alunos do Ensino Fundamental de 2008 entra na reta final. São mais 15 dias, até 28 de setembro, para que alunos sejam inscritos. Até o momento cerca de 175 mil já garantiram vaga para o próximo ano.
Para a efetivar a matrícula, pais ou responsáveis devem procurar qualquer escola estadual ou municipal –Ensino Fundamental ou Ensino Médio– e apresentar certidão de nascimento ou RG do aluno, além de comprovante de endereço.
“Tem sido bom o movimento. É muito importante não deixar para os últimos dias. Além de evitar filas, esta ação permite que a Secretaria e as prefeituras planejem o atendimento à demanda”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
A matrícula antecipada vale para alunos a partir de 6 anos (completos ou a completar até o fim de 2007), que cursam o ensino infantil ou que estão fora da rede. A partir dos 15 anos, os interessados podem se inscrever na Educação de Jovens e Adultos, voltada ao ensino fundamental.
Para que as informações sejam precisas é aconselhável a apresentação de certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de endereço. De outubro a novembro deste ano serão organizados os dados de demanda e oferta de vagas, com responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios, além de efetivada cada matrícula.
As relações com os nomes de todos os alunos de 1 a série serão divulgadas nas escolas públicas a partir 27 de novembro . Além das listagens, a Secretaria de Estado da Educação enviará correspondência para os inscritos que não fizeram pré-escola na rede pública, ou seja, que vieram de pré-escola particular em 2007 ou para os que não freqüentaram escola em 2007, com indicação de escola para o ano letivo de 2008.
No momento da matrícula o registro dos alunos será on-line no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, com a emissão automática de comprovante. Para o caso de problemas de conexão será preenchida uma ficha cadastral, posteriormente incluída no sistema.