terça-feira, 03/09/2013
Pais e Alunos

Começa o período de matrícula antecipada para o Ensino Fundamental

As inscrições podem ser feitas em todas as unidades municipais e estaduais até o dia 30 de setembro

A partir dessa terça-feira (3), os pais de alunos com mais de seis anos, que não frequentaram as escolas da rede pública em 2013, já podem matricular seus filhos em unidades de ensinos municipais e estaduais de todo o estado de São Paulo. A matrícula antecipada no Ensino Fundamental para o ano letivo de 2014 vai até o próximo dia 30 de setembro. A ação tem como objetivo planejar e assegurar o atendimento efetivo ao público.

Devem se cadastrar as crianças com mais de seis anos de idade em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não frequentaram as escolas públicas em 2013. Em uma próxima etapa, serão abertas as inscrições antecipadas para o Ensino Médio.

Para fazer a inscrição, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola estadual ou municipal e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Com a matrícula antecipada, a Secretaria da Educação planeja o atendimento de todos os alunos para o próximo ano letivo, em conjunto com as secretarias municipais. O Sistema de Cadastro de Aluno unificado respeita os critérios de oferta de vagas definidos entre o Estado e o município. O modelo facilita, também, a organização das famílias, que recebem com antecedência a informação da matricula de seus filhos”, afirma Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula.

Para os alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais de São Paulo a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças que cursaram a pré-escola pública. Nestes casos, a inclusão é feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

Os resultados da chamada escolar para matrícula antecipada serão divulgados no período de 18 a 29 de novembro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública, a divulgação será na escola de origem. Os ingressantes no Ensino Fundamental ou aqueles que cursarão os demais anos ou séries que não frequentam a rede pública atualmente poderão consultar a matrícula na unidade em que o cadastramento foi efetuado.

No ano letivo de 2013, foi registrado o ingresso de cerca de 985 mil alunos na rede pública, somando os alunos que vieram da rede particular, que estavam matriculados em outros estados do País e também aqueles que retomaram os estudos ou ingressaram na escola pela primeira vez.