Estudantes que queiram entrar na rede estadual de São Paulo podem se cadastrar a qualquer altura do ano letivo. Isso porque o processo da matrícula está aberto o tempo todo na Secretaria da Educação, sendo que ele vale para o ingresso no próximo período letivo.
Para realizar a matrícula é preciso comparecer a qualquer escola da rede. O responsável deve levar RG ou a certidão de nascimento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado. Concluída a inscrição nos postos, o cidadão receberá um comprovante de inscrição para acompanhamento do resultado de sua matricula.
Estima-se que a rede estadual de São Paulo conte com aproximadamente 4,9 milhões de alunos, sendo a maior rede da América Latina. “Estamos ampliando o leque de opções, uma vez que o pai ainda terá a escola e a secretaria como apoio para realizar a matrícula. Queremos otimizar o pessoal e também tornar o processo mais automático”, afirma Renilda Peres, chefe de gabinete na Educação.
A matrícula abrange também a demanda por Ensino Médio Técnico. “Nossa rede tem demanda por educação técnica. Segundo pesquisa realizada ainda nesse ano, 20% dos estudantes da rede querem se aprofundar em educação técnica e profissional. Queremos ampliar esse leque de possibilidades e fazer com que o jovem veja as oportunidades que esse tipo de escola oferece”, explica o secretário Rossieli Soares.
O processo vale para ingressantes na rede pela primeira vez ou o estudante que já esteve na rede e saiu. De todo modo, é necessário ir até qualquer unidade de ensino e realizar o processo por lá. Com o Inova Educação e a mudança de calendário, o processo passa a valer para ingresso nos quatro períodos letivos do ano.