• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 08/02/2020
Destaque

Matrícula na rede é aberta o ano todo

Quem quer entrar na rede estadual de São Paulo pode se cadastrar a qualquer momento

Estudantes que queiram entrar na rede estadual de São Paulo podem se cadastrar e manifestar o interesse de começar as aulas a qualquer momento. O processo da matrícula está aberto o tempo todo na Secretaria da Educação, sendo que o processo vale para ingresso no início de cada período letivo.

A matrícula pode ser feita em qualquer escola. O responsável deve levar RG ou a certidão de nascimento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado. Concluída a inscrição nos postos, o cidadão receberá um comprovante de inscrição para acompanhamento do resultado de sua matricula.

O processo vale para ingressantes na rede pela primeira vez ou o estudante que já esteve na rede e saiu. De todo modo, é necessário ir até qualquer unidade de ensino e realizar o processo por lá. Com o Inova Educação e a mudança de calendário, o processo passa a valer para ingresso nos quatro períodos letivos do ano.

Estima-se que a rede estadual de São Paulo conte com aproximadamente 4,9 milhões de alunos, sendo a maior rede da América Latina. “Estamos ampliando o leque de opções, uma vez que o pai ainda terá a escola e a secretaria como apoio para realizar a matrícula. Queremos otimizar o pessoal e também tornar o processo mais automático”, afirma Renilda Peres, chefe de gabinete na Educação.

A matrícula abrange também a demanda por Ensino Médio Técnico. “Nossa rede tem demanda por educação técnica. Segundo pesquisa realizada ainda nesse ano, 20% dos estudantes da rede querem se aprofundar em educação técnica e profissional. Queremos ampliar esse leque de possibilidades e fazer com que o jovem veja as oportunidades que esse tipo de escola oferece”, explica o secretário Rossieli Soares.

Atualmente são sete opções de cursos: Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet (Programação Web), Administração, Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Logística.