segunda-feira, 12/12/2011
Imprensa

Matrícula para novos alunos nos Centros de Estudos de Línguas da Baixada Santista vai até sexta

Cinco CELs da região oferecem 1.670 novas vagas em cursos de inglês, espanhol, alemão e francês Até sexta-feira (16/12), os cinco Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Baixada Santista […]

Até sexta-feira (16/12), os cinco Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Baixada Santista recebem matrículas de estudantes interessados em dar início aos cursos de espanhol, inglês, alemão e francês no ano letivo de 2012. Ao todo, as unidades oferecem 1.670 novas vagas. Os alunos que já frequentam os centros devem fazer a rematrícula no mesmo período.

No CEL da Escola Estadual Martim Afonso, em São Vicente, são oferecidas 280 novas vagas divididas entre os cursos de espanhol (105), inglês (70), francês (70) e alemão (35).

Na Praia Grande, o CEL da Escola Estadual Doutor Reynaldo Kuntz Busch oferece 460 novas vagas entre os idiomas espanhol (200), inglês (140), francês (80) e alemão (40).

No CEL da Escola Estadual Professora Aida Leda Bauer Davies, que será inaugurado em 2012 na cidade de Mongaguá, serão oferecidas 350 vagas nos cursos de espanhol (175), inglês (105) e francês (70).

No município de Itanhaém, o CEL da Escola Estadual Benedito Calixto oferece 360 novas vagas distribuídas entre os cursos de espanhol (175), inglês (150) e francês (35).

No centro de línguas de Peruíbe, localizado na Escola Estadual Professor Ottoniel Junqueira, são 220 vagas ao todo, sendo oferecidos cursos de espanhol (140) e inglês (80).

Centros de Estudos de Línguas

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

“Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 106 em fase de implantação, totalizando 250 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CEL em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.