• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/10/2005
Últimas Notícias

Matrículas em todo o Estado terminam nesta segunda-feira

Os interessados em concluir o Ensino Médio devem se dirigir a uma das 300 escolas estaduais participantes do Programa até o dia 10 de outubro Estão abertas as matrículas para […]

Os interessados em concluir o Ensino Médio devem se dirigir a uma das 300 escolas estaduais participantes do Programa até o dia 10 de outubro

Estão abertas as matrículas para o curso de Ensino Médio do Programa Escola da Juventude, uma realização da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que possibilita que jovens, entre 18 e 29 anos, que não dispõem de tempo durante a semana, possam concluir seus estudos aos finais de semana.

Para participar é necessário ter concluído o Ensino Fundamental, ter no mínimo 18 anos, e efetuar matrícula diretamente nas escolas participantes até o dia 10 de outubro, inclusive aos finais de semana. Para a matrícula basta apresentar o RG, certificado de reservista ou certidão de nascimento e o histórico escolar do Ensino Fundamental.

Com material didático totalmente gratuito, a Escola da Juventude ainda oferece, por meio do Projeto Ação Jovem, da Secretaria Estadual de Assistência Social, uma bolsa mensal de R$ 60,00 aos alunos de até 24 anos que preencherem os requisitos exigidos.

Além de oferecer aulas aos sábados e domingos, uma vez que funciona dentro do Programa Escola da Família, a Escola da Juventude conta com uma dinâmica diferenciada dos cursos tradicionais de Educação de Jovens e Adultos. Isso porque o programa utiliza novas tecnologias da informação para acelerar o processo de aprendizagem. Laboratórios de informática, salas de vídeos e um portal na internet são alguns dos ambientes utilizados nas aulas.

Inicialmente, o programa atenderá 300 escolas estaduais da capital e alguns municípios da Grande São Paulo e do interior do Estado.

O curso

O curso de Ensino Médio da Escola da Juventude está dividido em três tipos de atividades: Curriculares Presenciais – organizadas em quatro módulos, sendo um optativo e um, com 4 horas-aula por período; Inclusão Digital com uma média de 1h30min por final de semana; e atividades individuais durante a semana, sugeridas em classe e constantes dos materiais impressos. Como o curso prevê flexibilidade na freqüência, o aluno poderá frequentá-lo segundo sua disponibilidade de tempo.

O Certificado de Conclusão do Ensino Médio será obtido após a aprovação em todos os módulos (aproximadamente 18 meses).

Na sala de aula o aluno contará com um orientador de estudos e na sala ambiente de Informática com um monitor para auxiliá-lo a tirar suas dúvidas. As atividades presenciais estão divididas nos seguintes módulos: Módulo 1 – Códigos e Linguagens (Língua Portuguesa e Literatura, Educação Artística e Língua Inglesa); Módulo 2 – Ciências Humanas (História e Geografia); Módulo 3 – Ciências da Natureza I (Física e Matemática); Módulo 4 – Ciências da Natureza II (Química e Biologia).

Para conhecer a relação das escolas participantes, consulte o site www.escoladajuventude.sp.gov.br. Outras informações podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento da Secretaria: 0800-7700012.