quinta-feira, 29/05/2014
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Matrículas para aulas no Ensino Fundamental da rede pública em 2015 começam em julho

De 15 de julho até 15 de agosto, alunos que vão ingressar no ensino público podem fazer o cadastro

A partir de julho, a Educação começa a receber as inscrições dos alunos que querem ingressar no Ensino Fundamental na rede pública de ensino no próximo ano letivo.  Entre os dias 15 de julho e 15 de agosto, pais e responsáveis de estudantes que não frequentam a pré-escola municipal em 2014 podem fazer o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal do Estado de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para os alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursam a pré-escola pública. Nestes casos, a inclusão é feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

Para fazer a inscrição na matrícula antecipada, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola pública e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

“Com a matrícula antecipada, a Secretaria da Educação do Estado planeja o atendimento de todos os alunos para o próximo ano letivo, em conjunto com as secretarias municipais. O sistema unificado respeita os critérios de oferta de vagas definidos entre o Estado e o município e facilita organização das famílias”, afirma Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula, da Secretaria.

As inscrições para o Ensino Médio serão no mês de agosto para aqueles que se encontram fora e desejam retomar seus estudos em 2015. O prosseguimento dos estudos na rede pública é automático para os concluintes do Ensino Fundamental neste ano e que optarem por cursar o próximo ciclo em uma escola estadual. Em outubro, serão abertas as inscrições antecipadas para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.