terça-feira, 24/01/2006

Matrículas para o projeto Escola da Juventude terminam hoje

Os interessados em concluir o Ensino Médio estudando nos finais de semana tem até hoje, dia 24 de janeiro, para se matricular no projeto Escola da Juventude. As matrículas  podem ser feitas nas secretarias […]

Os interessados em concluir o Ensino Médio estudando nos finais de semana tem até hoje, dia 24 de janeiro, para se matricular no projeto Escola da Juventude. As matrículas  podem ser feitas nas secretarias das escolas estaduais que têm o   projeto. Este ano o programa oferece cerca de 10 mil vagas aos alunos com idade mínima de 18 anos, que concluíram o ensino fundamental e querem prosseguir seus estudos.

Atualmente a Escola da Juventude atende aproximadamente 19 mil alunos, incluindo a Capital, Grande São Paulo e Interior.

O projeto Escola da Juventude é uma alternativa do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para o Ensino Médio, cuja principal característica é oferecer atividades aos finais de semana, com base no uso de materiais impressos e mídias digitais para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem. O Projeto tem como objetivo trazer de volta à escola, jovens e adultos que, por algum motivo, não freqüentaram  a escola na idade própria e não vêem possibilidade nas demais modalidades de ensino que lhes são apresentadas.

O curso de Ensino Médio da Escola da Juventude está dividido em três tipos de atividades: curriculares presenciais – organizadas em quatro módulos, divididos em dois semestres, com repetição de todos os módulos no 3º semestre; d e Inclusão Digital com uma média de 1h30min por final de semana; e individuais durante a semana, sugeridas em classe e constantes dos materiais impressos e desenvolvidas em casa ou outros locais, como no ônibus, metro, intervalos no seu trabalho etc..

Na sala de aula o aluno contará com um orientador de estudos e na sala ambiente de Informática com um monitor para auxiliá-lo. As atividades presenciais estão divididas nos seguintes módulos: Módulo 1 – Códigos e Linguagens (Língua Portuguesa e Literatura, Educação Artística e Língua Inglesa); Módulo 2 – Ciências Humanas (História e Geografia); Módulo 3 – Ciências da Natureza I (Física e Matemática); Módulo 4 – Ciências da Natureza II (Química e Biologia). Os candidatos que frequentam  atualmente os módulos 3 e 4 farão as provas finais  nos dias 22 e 23 de abril de 2006.

Como o curso se desenvolve em módulos, o aluno terá flexibilidade para freqüentá-lo segundo sua disponibilidade de tempo.

Para participar é necessário ter concluído o Ensino Fundamental e ter 18 anos completos. Para a matrícula basta apresentar o RG, certificado de reservista ou certidão de nascimento e o histórico escolar do Ensino Fundamental. Atualmente os estudantes que participam da Escola da Juventude estão em recesso e voltarão às aulas a partir do dia 14 de janeiro.

Para mais informações sobre o projeto e os locais de matrículas os interessados devem entrar no site da Secretaria de Educação, no link Escola da Juventude, ou ligar para nossa central de atendimento no telefone 0800-1700012.