terça-feira, 08/01/2013

Matrículas para segunda chamada do Vence devem ser feitas até quinta-feira

Os estudantes já inscritos devem efetivar a matrícula nas respectivas instituições de ensino nas quais farão o curso escolhido Estão abertas, até quinta-feira (10/01), as matrículas da segunda chamada para […]

Estão abertas, até quinta-feira (10/01), as matrículas da segunda chamada para os cursos técnicos oferecidos pelo programa Vence, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São 13 mil alunos convocados para essa etapa. Os estudantes foram avisados por e-mail e devem efetivar suas matrículas nas respectivas instituições em que farão o curso escolhido.

A matrícula é fundamental para que os alunos garantam a vaga e possam frequentar as aulas, que devem ter início em fevereiro.

Os estudantes já inscritos no programa também devem verificar se foram classificados para o curso escolhido como segunda opção. A chamada é destinada a preencher os postos remanescentes do primeiro período de matrículas, realizado em dezembro. No total, na primeira chamada, foram efetuadas mais de 11 mil matrículas nas instituições credenciadas.

Vence

Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec) e voltado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), o programa passará a atender também a estudantes da 3ª série do Ensino Médio neste ano.

O objetivo do programa é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. O Vence é oferecido aos alunos por meio de dois modelos, o concomitante, cujas matrículas tiveram início em dezembro, e o integrado, por meio de parcerias com o Centro Paula Souza e com o Instituto Federal. No caso do Centro Paula Souza, a divulgação dos alunos aprovados no vestibulinho será no próximo dia 16 e as matrículas dos estudantes classificados deverão ser feitas entre os dias 21 e 30 deste mês. Por meio da parceria com o Instituto Federal, as matrículas começaram em 10 de dezembro e vão até o próximo dia 30.

Em 2012, a iniciativa atendeu a 31 mil jovens, sendo 28,5 mil matriculados na modalidade concomitante e 2.600 no modelo integrado.