• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 09/11/2019
Boas Práticas

Meditação e aulão: escolas se preparam para o ENEM

Aulas de meditação e aulão para decorar fórmulas estão entre as iniciativas

Na Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, na capital, os alunos das 3ª séries do ensino médio participaram de atividades de meditação para aliviar o estresse e ativar a memória. A ideia é que o exercício ajude os participantes a chegarem ao Enem mais concentrados e tranquilos

Durante a semana, os alunos dos terceiros anos também tiveram programação especial com “aulões” ministrados por professores convidados. “Os aulões podem ajudar os jovens a se concentrar mais nas questões durante a prova e também diminuem um pouco a ansiedade que todo mundo sente antes do dia da prova chegar. Muitos jovens ficam mais confiantes depois de sair desse evento”, explica a professora Érica Miranda, na rede estadual.

Na Escola Estadual Comendador Emilio Romi, em Santa Bárbara D’Oeste, professores, gestores e pais fazem um momento de acolhida aos alunos que estão na maratona de provas do Enem. gesto já se tornou uma prática da escola, que, no primeiro dia de provas, acolheu cerca de 150 estudantes. De acordo com o diretor Carlos Negro, o momento também marca o início de um no ciclo para os alunos que estão se despedindo da rotina na unidade de ensino.

“Para nós, é muito gratificante esse momento, é um acolhimento para mostrar aos nossos alunos que é hora de colocar em prática seus projetos de vida, além de ser um carinho nosso e um agradecimento pela dedicação deles durante todo o ano”, explica.

Desde 2013, quando a unidade passou a ser integral, é montada uma tenda no local de prova com maior concentração de alunos da escola em que os alunos recebem um carinho da comunidade escolar, além de um kit com caneta, chocolate e água.