Apresentações de música e dança de alunos da rede estadual de ensino no Ginásio do Ibirapuera reuniu professores e estudantes de todo o Estado
Nesta segunda-feira, dia 23, mais de 6.000 pessoas estiveram presentes no Ginásio da Ibirapuera, em São Paulo, para prestigiar as apresentações de música e dança dos participantes do Programa Escola da Família. Alunos, professores e dirigentes também assistiram documentários em vídeo que mostravam experiências de trabalhos voluntários em diretorias de ensino do interior.
Comandado pelo apresentador da TV Cultura Cunha Júnior, o evento mostrou o trabalho de nove escolas da rede estadual de ensino. Entre elas, a EE Zuleika de Barros, que apresentou o grupo de chorinho Horas Vagas e a coreografia A Lenda do Vampiro, criada para a apresentação de final de ano na escola. “Com o Escola da Família pudemos fixar as aulas e desenvolver cada vez melhor o nosso projeto”, disse a coreógrafa voluntária Fátima Cabral, ex-aluna da Zuleika de Barros.
Estiveram presentes ao evento o Secretário de Educação Gabriel Chalita, o Secretário-adjunto Paulo Barbosa, a Secretária de Estado da Cultura Cláudia Costim, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado Lu Alckmin e a Coordenadora do Programa escola da Família Cristina Cordeiro, entre outros.
Foram homenageados com o Selo Comemorativo de um ano do Programa Escola da Família os parceiros Maria Voivodic (Universia Brasil), Dr. Jou Eel Jia (Presidente da Associação de Medicina Chinesa do Brasil), Ben Sangari (Fundação Sangari), Francisco Valim e Juceli Azevedo (Net Serviços), a campeã brasileira, sul-americana e mundial de vôlei Ana Moser (Instituto Esporte e Educação), José Luís Ricca e Alencar Burti (Sebrae).
O Secretário Gabriel Chalita agradeceu aos parceiros e parabenizou os alunos presentes: “Temos que nos conscientizar de que o jovem tem talento, para música, dança, esportes, matemática, ciências… Que a gente possa mostrar que é possível construir um País menos violento através da Educação”.
A aluna Nayra Galvão da Silva, da EE Ricardo Peruzzo (DE de Birigui), cantou o Hino Nacional para as autoridades presentes. Nayra já atua como voluntária ensinando música nas escolas de sua região e se apresenta em eventos em todo o interior.
Os grupos Casa Nossa e Circulado de Fulô também se apresentaram e deixaram a sua mensagem. “Vocês são privilegiados por terem um projeto como esse, espero que aproveitem a oportunidade”, disse o vocalista do Circuladô, André Garibaldi.
A EE João Ronconi, de Ribeirão Pires, apresentou uma coreografia de dança de rua. A professora de química Sônia Cabral formou o grupo há quatro anos e com o apoio oferecido pelo Programa Escola da Família tiveram mais oportunidades para ensaiar e arrecadar fundos para o figurino. O grupo, formado por mais de 150 estudantes, já conta com seis alunos voluntários, que atuam como multiplicadores junto às crianças mais novas, tanto na própria escola quanto em outras na região.
Evelyn Carvalho