• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/12/2005
Últimas Notícias

Meio Ambiente na escola: professores concluem curso promovido pela USP-Leste.

Cerca de 230 professores e Assistentes Técnico-Pedagógicos da rede pública participaram na manhã de sábado, 10 de dezembro, do encerramento das atividades do curso de aperfeiçoamento sobre impactos ambientais em […]

Cerca de 230 professores e Assistentes Técnico-Pedagógicos da rede pública participaram na manhã de sábado, 10 de dezembro, do encerramento das atividades do curso de aperfeiçoamento sobre impactos ambientais em áreas urbanas, promovido pelo Núcleo de Apoio Social, Cultural e Educacional – Nasce,da USP Leste, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

“Vamos para o terceiro ano de capacitação ambiental. Em 2006, teremos novas turmas de educadores”, adiantou a professora Sonia Castellar, coordenadora do Nasce.

O encerramento foi marcado pela apresentação projetos elaborados pelos professores das disciplinas de geografia, ciências, biologia, química, física e matemática. O próximo passo será discutir, em sala de aula, os efeitos dos impactos ambientais na vida das pessoas. O curso teve a participação de 55 Assistentes Técnico-Pedagógicos – ATPs, que vão reforçar a orientação da equipe escolar no desenvolvimento de projetos ligados ao meio ambiente.

Para Marlene Gardel, coordenadora do grupo de educação ambiental da Secretaria da Educação, o envolvimento dos professores durante o curso foi de fundamental importância: “As propostas apresentadas nesse curso serão levadas para a sala de aula e servirão de incentivo para outros educadores”.

Marlene destacou também a importância do projeto para a melhoria da qualidade de ensino. “Os professores tiveram a oportunidade de conhecer as questões ambientais da zona Leste. Isso possibilitará uma mudança na postura da comunidade escolar em relação à valorização da vida e do meio ambiente”, disse.

Os assistentes técnicos pedagógicos trabalharam com temas ambientais globais, envolvendo casos do Estado e da Região Metropolitana de São Paulo.

Para Sônia Aparecida Cavalcante, professora da escola estadual Américo Sugai, em Mogi das Cruzes, o curso é uma grande ferramenta de ensino: “Aprendemos a desenvolver novas técnicas em sala de aula”

Renata D´Angelo