• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/12/2005
Últimas Notícias

Melhor cronista do ensino médio visitará Portugal. A luta pelo melhor texto chega à última etapa.

Trinta trabalhos de alunos de escolas públicas e particulares foram selecionados para a grande final , na Categoria Cecília Meireles Tímidos, muito quietos e ansiosos para abrir os envelopes que […]

Trinta trabalhos de alunos de escolas públicas e particulares foram selecionados para a grande final , na Categoria Cecília Meireles

Tímidos, muito quietos e ansiosos para abrir os envelopes que dariam a largada para mais uma etapa da Olimpíada Nossa Língua Portuguesa – Crônica , 30 alunos das 3ªs séries do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, acompanhados por seus professores-orientadores, chegaram cedo na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, ao casarão do Centro de Referência em Educação (CRE) Mário Covas. Era um dia especial na vida de todos eles e a missão não seria das mais fáceis: escrever a melhor crônica na final da Categoria Cecília Meireles e garantir a viagem para Portugal. A recepção aos alunos foi feita pela chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, Marilea Vianna, representando o secretário Gabriel Chalita.

 

 

 

 

 

Incentivando os alunos a entrar na atmosfera festiva daquele momento, Marilea Vianna disse que “escrever é um ato de amor e por isso não precisam ficar preocupados. Dediquem-se à elaboração da crônica, vivam essa etapa com tranqüilidade porque daqui sairá o vencedor que receberá como prêmio uma viagem a Portugal”. A premiação acontecerá no dia 25 de janeiro de 2006 e vai contemplar ainda os escolhidos em 2º e 3º lugares com um acervo de livros de Literatura, um computador e um diploma honorífico.

Crônica, linguagem coloquial

Os alunos receberam como sugestão de temas a serem trabalhados Língua e Identidade, Língua e Cidadania, Língua e Diversidade, Língua e Auto-Estima, Língua e Literatura. Por ser um gênero bastante abrangente, a crônica pode apresentar linguagem coloquial e acaba tendo um apelo maior entre os jovens. Além disso, a crônica possibilita ao aluno desenvolver textos curtos, que podem contar, comentar ou analisar um fato, ou ainda abordar um tema, sempre partindo das observações e experiências cotidianas.

 

 

 

 

 

Foram selecionadas pelas Diretorias de Ensino 264 crônicas de 1.097 escolas públicas e 117 de escolas particulares. Os três trabalhos escolhidos para premiação serão selecionados pela Comissão de Especialistas e a divulgação do resultado será feita no site da Secretaria de Educação de São Paulo (www.educacao.sp.gov.br) e pela TV Globo.

Os selecionados para a final

Do total de crônicas inscritas, a comissão julgadora analisou e selecionou 30 textos. Comissão Julgadora é constituída por representantes da Secretaria de Educação, do CRE Mário Covas e da Fundação do Desenvolvimento Escolar (FDE). Abaixo, a lista dos alunos que se classificaram para a grande final e seus respectivos títulos, clique para visualisar: