Começa nessa segunda-feira (29) a segunda etapa dos cursos do programa Melhor Gestão, Melhor Ensino. A formação presencial é voltada para a capacitação profissional de gestores e professores de Português e Matemática.
O início das atividades é organizado pelos coordenadores de Núcleos Pedagógicos, supervisores e professores coordenadores de cada diretoria de ensino que realizaram o primeiro curso do programa Melhor Gestão, Melhor Ensino. O local e horário do I Encontro Presencial, que acontece hoje (29), é definido por esse grupo de formadores, que tem o papel de enturmar os cursistas de sua região.
O mesmo grupo de formadores também é responsável por agendar as datas dos demais encontros da formação, composto por 24 horas de carga horária, que podem ser dividas em três etapas de 8 horas cada. Para os gestores, o prazo para finalizar as atividades do curso é dia 13 de maio. Já os docentes das duas disciplinas terão até o dia 17 de maio para concluir as tarefas.
Formadores
Os formadores contam com um manual para a realização dos encontros presenciais e para a enturmação dos cursistas. As dicas estão disponíveis no espaço dedicado ao programa no site da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP).
Na página também é possível consultar o cronograma, regulamento e outras informações dos cursos do programa Melhor Gestão, Melhor Ensino. Acesse aqui o site.
Os cursos
O programa Melhor Gestão, Melhor Ensino foi lançado pela Secretaria de Educação para capacitar 65 mil educadores da rede estadual que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. A ação conta com um investimento de R$ 30 milhões em cursos que visam melhorar a qualidade do ensino de 1,7 milhão de alunos em todo o Estado.
Oferecido por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP) e pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), o programa tem foco na gestão escolar e no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa e de Matemática.
O intuito é melhorar o desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental nessas duas áreas do conhecimento, que são a base para a aprendizagem das demais disciplinas.