• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/08/2019
Boas Práticas

Memorial da América Latina recebe festival de música medieval

Evento acontece no dia 09 de agosto e é gratuito

Professores e estudantes da rede pública poderão desfrutar da música de um dos períodos mais importantes dentro da disciplina de história: a medieval. O GRUPPEMM (Grupo de Pesquisa e Performance em Música Medieval) se apresenta na Biblioteca Latino-Americana, dia 9 de agosto,

O termo “música medieval” se refere ao estilo musical típico da Idade Média, que evoluiu do cantochão até a música polifônica. Entre as modalidades que serão interpretadas pelo GRUPPEMM estão cantos gregorianos e um moteto a três vozes.

Desde agosto de 2018, em parceria com o pesquisador Pedro Diniz, o grupo trabalha na pesquisa sobre códigos e práticas da música medieval, ainda pouco conhecidos. O grupo traduziu para os códigos musicais modernos fragmentos de obras do século XI compostas na pequena Paris Medieval, como “Viderunt Omnes” e “Sederunt Principes”, duas das composições mais marcantes da época.

Além do concerto, será compartilhado o processo de pesquisa e desenvolvimento do trabalho junto com uma amostra visual de materiais usados na produção das músicas, como harpas, alaúdes e flautas.

Serviço

Música Medieval no Memorial
9 de agosto, às 12h30
Auditório da Biblioteca Latino-Americana | Portões 2 e 5
Memorial da América Latina | Metrô Barra Funda
Entrada gratuita
Classificação livre