• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 15/12/2018
Lazer

Memorial da América Latina sedia Encontro Paulista de Hip Hop

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, evento contará com diversas atrações que ressaltam a cultura Hip Hop

Neste sábado (15), o Memorial da América Latina será tomado pela cultura Hip Hop. A partir das 12h, acontece o Encontro Paulista de Hip Hop, que oferece programação gratuita de shows, exposições, oficinas e rodas de conversas.

A 12º edição do evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, tem como tema “Complexus”. Neste ano, o intuito é discutir a complexidade dessa cultura e suas influências na sociedade.

“A cultura Hip Hop é composta por vários elementos que dialogam entre si e se misturam nos territórios resultando no novo. Complexo para o praticante da cultura Hip Hop é a vida”, afirma Mestre Ruberval Marcelo, conhecido como MC Who, que estará no bate-papo de abertura do evento.

Além do MC, também estarão presentes nesta atividade Coruja BC1, Bipso SB, B. Girl Lu, de Campinas, B. Girl Cris, com mediação de Tiago Franco. A discussão terá como tema “Em que dimensões da cultura transitamos? Hip Hop complexo!”. Às 14h00, acontece a famosa batalha de beatbox.

A programação de shows será encerrada com a apresentação do grupo Haikaiss, que trará faixas conhecidas do público.

De acordo com Márcio Santos, assessor especial de projetos para Hip Hop da Secretaria da Cultura, a ideia do evento é resgatar os valores que sustentam essa cultura e impulsionam a busca por conhecimento.

“Essa cultura empodera a juventude e conta com elementos que criam uma nova forma de identidade, comunicação, vivência e tomada de decisões, sempre em busca da paz e da prosperidade”, finaliza Santos.

Incentivo à Cultura

Aproximar os alunos da rede de projetos culturais faz parte das responsabilidades da Secretaria de Estado da Educação com a rede de ensino paulista. O Hip Hop, por exemplo, já pertence ao Currículo do Estado e desenvolve uma série de habilidades de crianças e jovens.

“O Hip Hop tem se mostrado um veículo eficaz nos processos de aprendizagem”, explica Rubia Prado, membro da equipe do Escola da Família, que promove diversas atividades culturais para as comunidades escolares em todo território paulista.

Além desse programa, a pasta também conta com o Cultura Ensina. Desde o seu lançamento, em agosto deste ano, a iniciativa agendou mais de 300 mil visitas gratuitas de estudantes e professores a cinemas, espaços expositivos e espetáculos teatrais e musicais.

“Precisamos de alunos mais resilientes, mais disciplinados, mais focados e esse projeto contribui com a sua formação”, ressalta o secretário de Estado da Educação, João Cury.

SERVIÇO

12º Encontro Paulista de Hip Hop – “Complexus”

Data: 15 de dezembro (sábado)
Horário: Das 12h00 às 21h00
Local: Memorial da América Latina – Praça Cívica
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – ao lado da estação de Metrô Barra Funda
Entrada gratuita

Programação completa: www.cultura.sp.gov.br