• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/06/2013
Professores e Funcionários

Com pé-de-moleque e paçoca, “merenda junina” agita rotina de escolas estaduais

Até o final do mês de junho, mais de 2 mil escolas organizarão um arraial na hora da merenda

O mês de junho teve um gosto especial para cerca de 1,1 milhão de alunos da rede estadual. Pela primeira vez, mais de duas mil escolas estaduais organizaram um arraial na hora da merenda. Com direito a pé-de-moleque, pipoca e carne louca, os alunos da E.E. Wilson Rachid, localizada na zona leste de São Paulo, ficaram surpresos com a merenda junina.

“É muito bom sair da rotina e está tudo muito gostoso, tanto a comida quanto a música”, conta a aluna de 11 anos, Júlia Alves Ribeiro Falconi. Para Alexandre Brunelli, vice-diretor da escola e responsável pela merenda da unidade, servir comidas típicas do mês de junho também faz com que os alunos aprendam sobre cultura.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para realizar a festa e proporcionar esse aprendizado, todas as escolas que participam do programa recebem uma verba adicional, já prevista no orçamento da merenda escolar de junho, no total de R$ 564 mil. Com o valor, as escolas foram orientadas a comprar milho, paçoca, pé-de-moleque, mandioca, batata doce e outros produtos.

Além disso, todas as escolas participantes receberam um passo a passo sobre a preparação de quentão sem álcool, cuscuz, bolo de pamonha, arroz doce, macarrão junino e sugestões sobre como incorporar estas receitas nas refeições escolares.

“Até o final de mês de junho, as escolas realizarão a festa junina. Já o próximo evento acontecerá no Dia das Crianças, momento em que as mesmas unidades também receberão uma verba para programarem outra festa na hora da merenda”, conta Julia Ribeiro Avanzi, do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno.