• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/06/2013
Releases

“Merenda junina” será oferecida para 1,1 milhão de alunos em 2 mil escolas estaduais

Secretaria da Educação elaborou cardápios com ingredientes típicos e orientou as unidades de ensino

A Secretaria de Educação do Estado convocou mais de 2 mil escolas da rede estadual a organizarem um arraial na hora da merenda. As unidades de ensino, que fazem parte do Programa de Alimentação administrado diretamente pela Secretaria, receberam uma lista com ingredientes típicos e um cardápio com receitas culinárias famosas nas festas juninas para oferecerem a cerca de 1,1 milhão de alunos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Foi orientado às escolas integrantes do Programa a utilizarem a verba adicional já prevista no orçamento da merenda escolar de junho, no total de R$ 564 mil, para aquisição de milho, paçoca, pé-de-moleque, mandioca, batata doce entre outros produtos. Além disso, todas as unidades participantes receberam um passo a passo sobre a preparação de quentão sem álcool, cuscuz, bolo de pamonha, arroz doce, macarrão junino e sugestões sobre como incorporar estas receitas nas refeições escolares (veja algumas receitas abaixo).

“As escolas também são espaços para a vivência de cultura popular. Os sabores culinários diversos podem ser apresentados por meio da merenda escolar”, afirma Manoela Birolli, do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno da Secretaria.

Cada escola decide em qual dia vai fazer a oferta da merenda junina aos estudantes. Algumas unidades decidiram organizar festas, com danças e músicas típicas. Na capital paulista, a Escola Estadual Wilson Rachid, localizada no bairro Itaim Paulista, na Zona Leste, preparou a comemoração para a próxima sexta-feira, dia 21.

Conheça uma das receitas que serão preparadas aos alunos!

Quentão sem álcool

Ingredientes:
5 rodelas de gengibre
2 litros de água
1 ½ chá de açúcar
8 unidades de cravo em flor
2 unidades de canela em pau

Preparo:
Colocar o açúcar em uma panela e levar ao fogo baixo, mexendo até caramelizar. Adicionar a água (o caramelo estufa, parece que vai dar errado, mas dará certo), o gengibre, o cravo e a canela. Tampar a panela e deixar por cerca de 15 minutos após levantar fervura. Coar e servir quente (no copo americano). Se possível deixar descansar por algumas horas para apurar o sabor.

Rendimento: 20 porções (150 ml cada)
Tempo de preparo: 20 min
Tempo de cocção: 15 min