• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/08/2004
Últimas Notícias

Mês de festa nas escolas paulistas

Nem as programações festivas da Coordenação Geral do Escola da Família alteraram o pique das Diretorias de Ensino durante os dias 21 e 22 de agosto. Em diversas regiões do […]

Nem as programações festivas da Coordenação Geral do Escola da Família alteraram o pique das Diretorias de Ensino durante os dias 21 e 22 de agosto. Em diversas regiões do Estado, as comunidades se reuniram para comemorar o primeiro ano de aniversário do Programa. As DEs que foram visitadas pelas nossas equipes foram: Bauru, Bragança Paulista, Birigüi, Capivari, Fernandópolis, Itapecirica da Serra, Itapevi, Itararé, Itu, Jacareí, Leste 4, Limeira, Piracicaba, Pirajú, Registro, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Taboão da Serra, Taquaritinga e Votorantim.

No sábado, a DE de Jacareí juntou, aproximadamente, mil pessoas dos municípios de Jacareí, Igaratá e Santa Branca na EE Profº Francisco Feliciano Ferreira da Silva, conhecida como Verdinho. Além das apresentações artísticas que aconteceram ao longo do dia, foram montadas salas temáticas do Game SuperAção, Padaria Artesanal, Corte de Cabelo e Estética. Um dos destaques foi a Rádio da Escola, resultado do Game do Instituto Ayrton Senna. As cidades de Guararema, Santa Isabel e Arujá também fizeram suas comemorações no dia.

As 81 unidades escolares da Diretoria de Ensino de Sorocaba participaram da festa do dia 21, realizada no SESI / SENAI. Entre os presentes estavam a Dirigente Regional de Ensino, Maria Arminda Baddini Menezes, e a Secretária Municipal de Educação, Teresinha Del Cistia. Cerca de duas mil pessoas compareceram e viram atrações como banda marcial, dança, música, teatros, esportes radicais, entre outros.

Em Piracicaba, as escolas estaduais Profª Oliveira Bianco, Dr. Prudente e Sud Mennucci passaram o dia de sábado comemorando o aniversário do Escola da Família. A estimativa é que 800 pessoas tenham comparecido nos três eventos para desenvolver atividades como fanfarra, dança, coral, missa sertaneja, etc. Ao longo do dia, o clima de harmonia, paz e tranqüilidade prevaleceu.

Taboão da Serra dividiu suas comemorações do dia 21 em duas escolas da região: EE Jardim Vazame II e EE Jardim da Luz, ambas do município de Embu. Os dois eventos envolveram, no total, dez escolas que apresentaram atrações como: som livre, coral, capoeira, axé, fanfarra, Lien Chi, street dance, forró universitário, hip hop e palestra sobre DST/AIDS. A capoeira afro, apresentada pelo grupo Geração Capoeira na EE Vazame II, foi um dos destaques do dia, assim como a orquestra da EE Jardim da Luz, que abriu o evento da escola com a execução do Hino Nacional.

Na DE de Fernandópolis , a festa de sábado contou com as presenças do Dirigente Regional de Ensino, Profº Osvaldo Nappi, e de diversas autoridades da região. A unidade escolar Tonico Barão, situada no município de General Salgado, recebeu mais de 500 pessoas e inaugurou uma academia de ginástica em parceria com a comunidade e com a Prefeitura Municipal. Além disto, foram apresentadas danças, músicas e peças teatrais para o público presente.

As escolas EE José Chalup , EE Deputado Caio Prado e EE Wilmar Soares da Silva, da DE de Itapevi selecionaram algumas atividades culturais, esportivas e de lazer para festejar. No sábado, houve oficina de panificação da Padaria Artesanal, que serviu diversos tipos de pães, bolos e salgados para a comunidade e, ainda, apresentações de dança clássica e de ginástica olímpica realizada por meninas da comunidade. No total, mais de 700 pessoas compareceram.

Em Bragança Paulista, a EE Mathilde Teixeira de Moraes recebeu, no último sábado, mais de 500 pessoas. Foram vistas oficinas de dança, música, artesanato, coral e horta. Um dos grandes destaques da unidade escolar é o grupo de dança “Magic Street Dance”, que já conquistou seu espaço e reconhecimento profissional e, hoje, atua voluntariamente na escola. No total, incluindo os integrantes do grupo, a escola conta com 32 voluntários aos finais de semana.

A EE Nhonhô Braga, DE de Piraju , passou o domingo em festa. A Banda Municipal, parceira do Programa, fez a abertura do evento e, na seqüência, os educadores e voluntários da UE foram homenageados pelo Dirigente Reinaldo Antônio Fávaro, representados por Antônio Marcelino da Silva, servente de pedreiro que conseguiu bolsa para o curso de Direito, e por Teresinha de Camargo Oliveira, voluntária do curso de Pintura. O público passou de 800 pessoas e foram desenvolvidos festivais de dança e de música, torneios de tênis de mesa, futsal e xadrez e encontros de capoeira.

São Roque concentrou atividades e gente, 1.500 pessoas, na EE Manley Lane, no dia 22. A festa, que foi chamada de “festerê regional”, reuniu atividades o dia todo. Shows, exposição do material artístico produzido ao longo deste primeiro ano e um almoço comunitário estabeleceram a programação.

A Diretoria de Ensino de Votorantim não poupou esforços para comemorar. Juntou as escolas dos municípios de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Tapiraí e Votorantim. No mínimo, 1.500 pessoas passaram pela Praça de Eventos Leci de Campos, onde se apresentaram o Grupo de Tambores Japoneses, o Grupo de Dança Tradicional Gaúcha e diversas escolas da região e onde foi montada a mostra de trabalhos do Escola da Família.

As escolas EE Profª Ermelinda Silveira Machado e EE Profº Pery Guarany Blackman representaram as demais da região de Itu, no último domingo, na comemoração de 1 ano do Programa. A Dirigente de Ensino, Profª Maria Zilda Cesarotto abriu o evento. Ballet, teatro, música, fanfarra e apresentação de trabalhos do Programa foram alguns dos atrativos oferecidos para as quase mil pessoas que participaram das festas.

A homenagem ao Instituto Ayrton Senna, representado no dia por Maria Conceição Lindo, foi uma da várias ações programadas pela Diretoria de Ensino de Limeira para festejar o Programa Escola da Família. O evento aconteceu no último domingo e contou com a participação da Dirigente Cleide Moreira, da Secretária de Educação do Município de Limeira e de mais 3 mil participantes. O Teatro Vitória recebeu, ao longo do dia, apresentações de fanfarra, capoeira, músicas, teatro, dança, entre outros.

Os municípios de Ipuã e Miguelópolis, ambos da DE de São Joaquim da Barra , fizeram eventos e comemoram no domingo o primeiro ano de Escola da Família. No total, mais de 600 pessoas compareceram às EE Antônio Francisco D’Ávila e EE Dr. Willian Amin, sendo que a última foi a campeã de arrecadações da última Campanha do Agasalho, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, e recebeu, pelo feito, o prêmio de Escola Cidadã. Em Ipuã, pintura em tela, capoeira, olodum, campeonato de futsal e muita alegria completaram a festa.

Em Itararé , as EE Dr Epaminondas Ferreira Lobo, EE Epitácio Pessoa e EE José Penna reuniram, no dia 22 de agosto, show, danças de rua, Game SuperAção, artesanato, informática, mini salão de beleza, vôlei, futebol, biscuit, pintura em tecido, padarias Artesanais, Programa de Alfabetização e Inclusão (P.A.I.) e outras várias atrações num belo evento. O Exército participou e ficou responsável pela execução do Hino Nacional e pelo hasteamento da bandeira.

Na capital, a DE Leste 4 fez um evento, no dia 22, que começou logo cedo: um café da manhã com a Coordenação Geral do Programa Escola da Família. Realizada na EE Profº Alfredo Ashicar, a festa durou todo o dia e teve exposição de artesanato e de fotografias, atividades esportivas, culturais e de lazer e, ainda, um almoço comunitário.

O Ginásio de Esportes Sidney Bauerman Estevan, em Embu-Guaçu, Diretoria de Ensino de Itapecirica da Serra , ficou pequeno para tanta gente no último domingo. As 20 escolas do município realizaram uma festa única que expôs os trabalhos desenvolvidos aos finais de semana e apresentou talentos para o público presente. O evento ficou conhecido como “Domingo pela Paz” e contou com a presença da Dirigente de Ensino, Regina Célia Tassotti, do Prefeito Walter Antônio Marques e da Primeira Dama Maria Lúcia Marques.

Carinho e harmonia fizeram da festa de Registro um sucesso. Nas escolas EE Dr Fábio Barreto, CEES Ricardo José Poci Mendes, EE Profº Antônio Fernandes e EE Alair Correa aconteceram jogos educativos, artes marciais, vôlei, futsal, axé, dança do ventre, hip hop e ballet clássico. A participação da comunidade, juntamente com voluntários, educadores, bolsistas, diretores e a equipe da Coordenação Regional foram marcantes durante o domingo, dia 22.

As unidades escolares de Birigüi e Penápolis, DE de Birigüi , comemoraram 1 ano de Programa com queima de fogos de artifício, desfile das escolas, “Parabéns” tocado pela Banda Marcial de Birigüi, banda de Rock, torneio de basquete, trio elétrico e ginástica olímpica campeã dos jogos regionais. O Parque Aquático, o Ginásio Municipal de Esporte Nagib Sabino e a Praça Central foram os locais escolhidos pela Coordenação Regional para a celebração. O destaque do dia foi a entrega de troféus aos educadores profissionais da região, atores importantes para o sucesso do Programa Escola da Família.

Ana Paula Teixeira