• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/06/2016
Pais e Alunos

Mês do meio ambiente é celebrado por escolas com práticas sustentáveis

Ações vão desde hortas educativas à implantação de composteiras e estufas

Junho é conhecido por ser o mês do meio ambiente. Desde o dia 5, data mundial de comemoração, as escolas da rede estadual de São Paulo têm mobilizado alunos e professores a debater questões sobre o tema em sala de aula. A Educação já investe em ações e práticas sustentáveis, muitas vezes propostas pelos próprios estudantes, para garantir a preservação ambiental.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As escolas estaduais Isaltino de Melo e Jardim Ipê, na capital paulista, tiveram ideias que saíram do papel. Organizadas pelos alunos e por uma ONG parceira da comunidade, os projetos de horta estão a todo vapor. Alguns espaços das escolas já são reservados para plantio.

No interior, o Grêmio Estudantil da E.E. Adail Malmegrim Gonçalves, de São Carlos, criou o projeto Mapa Verde, que tem como objetivo revitalizar a área verde da escola. Já os alunos da E.E. Augusto Pereira de Moraes, de Penápolis, aproveitaram os canteiros no pátio para plantar verduras como alface, almeirão e rúcula, que são colhidos para consumo na merenda escolar. Em Campinas, a E.E. Professor Coriolano Monteiro, além da horta sustentável, a escola trabalha com a criação de um biomapa para identificar tudo o que envolve o meio ambiente na área próxima da escola. Saiba mais aqui.

Outra ideia vinda do setor agrícola e reproduzida nas unidades de ensino é a construção de estufas para reflorestamento e composteiras, que utilizam resíduos orgânicos como adubo natural. É o caso da E.E. Gustavo Fernando Kuhlmann, de Jaboticabal, que já adotou essas iniciativas.

Mais um exemplo

Desde 2015, a equipe de Educação Básica da Secretaria e as 91 Diretorias de Ensino promovem a Campanha “Escola Sustentável parceira do Programa Nascentes”, que tem como intuito sensibilizar professores, alunos e comunidade escolar sobre a importância da preservação e restauração ecológica de nascentes e matas ciliares, por meio de conceitos trabalhados no Currículo Oficial do Estado.