terça-feira, 25/09/2012
SPEC

Trabalho de mestrado confirma resultados do Sistema de Proteção Escolar

Segundo o estudo de Silvana Pereira Magalhães Costa, o projeto melhora o desempenho e resolve conflitos entre alunos com a ajuda da comunidades escolar A professora e diretora técnica Silvana Pereira […]

A professora e diretora técnica Silvana Pereira Magalhães Costa, da região de Mirante do Paranapanema, no interior de São Paulo, aproveitou sua dissertação de mestrado em Educação para analisar quais estão sendo os resultados do Sistema de Proteção Escolar, implementado nas escolas estaduais pela Secretaria da Educação.

Curso a distância da EFAP atrai professores da rede estadual

Professores já podem se inscrever no curso de Mediação Escolar e Comunitária

O objetivo do estudo era determinar a eficiência da mediação de conflitos com métodos de Justiça Restaurativa, que envolve ações pedagógicas e abrange a comunidade escolar na resolução e prevenção de conflitos.

Segundo a mestra, que defendeu sua dissertação no dia 29 de agosto, pela Unoeste, a ideia surgiu pela sua própria experiência como professora, que participou da chegada do programa de mediação.

Escola de Formação abre inscrições para quatro cursos para professores

O projeto, que promove um ambiente escolar saudável e seguro, voltado à socialização dos alunos, surtiu grandes efeitos. De acordo com a pesquisa de Silvana, a ação consegue, inclusive, diminuir a reincidência de conflitos e melhorar o desempenho escolar. “A mediação é uma estratégia pedagógica que não se baseia na repressão, ela visa fazer com que as pessoas resolvam seus próprios conflitos”, disse Silvana.

– Siga a Secretaria da Educação no Twitter

O trabalho “Mediação de Conflitos Escolares e Justiça Restaurativa” foi orientado pelo doutor José Camilo dos Santos Filho, que esteve na banca de avaliação juntamente com seus colegas Lúcia Maria Gomes Corrêa Ferri e Alonso Bezerra de Carvalho, convidado junto ao campus da Unesp em Assis, também no interior do Estado.