• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 06/06/2006
Últimas Notícias

Metas para um mundo melhor viram tema de projeto em escola estadual de Guarulhos

Idéia é proporcionar a mudança de atitude e a busca por uma sociedade mais justa e democrática “Annita em Prol dos Objetivos do Milênio”. Este é o nome do projeto […]

Idéia é proporcionar a mudança de atitude e a busca por uma sociedade mais justa e democrática

“Annita em Prol dos Objetivos do Milênio”. Este é o nome do projeto que a Escola Estadual Annita Saraceni, da diretoria de ensino Guarulhos Sul, deve realizar durante todo o ano de 2006. Uma das etapas, iniciada dia 25 de maio, foi encerrada no último dia 1º, com a realização de um Festival de Música. O s alunos apresentaram canções de diferentes gêneros e estilos musicais, em português, com o mesmo tema: Cidadania. Eles foram avaliados por uma mesa julgadora formada por profissionais das áreas de artes, música e educação. Na festa da música, a solidariedade não foi esquecida: foram arrecadados 600 quilos de alimentos não perecíveis para serem entregues às instituições de caridade Orfanato Casa do Amor ao Próximo, Orfanato Renaldo Cruz e ONG Projeto Água e Vida.

O evento contou com o apoio da direção, funcionários, pais, comunidade e equipe do Escola da Família,  além do patrocínio de várias empresas e comerciantes do município. O Festival teve ainda a presença do supervisor de ensino, professor Aziz, e familiares de Annita Saraceni, que dá nome à escola. Ela foi homenageada pela direção por meio da neta, Ana Maria Saraceni; do neto, Ronaldo Saraceni; e da filha, Liliane Saraceni.

Objetivos

A idéia é proporcionar a mudança de atitude e a busca por uma sociedade mais justa e democrática; a integração e socialização dos alunos, e a descoberta de novos talentos musicais através do festival, uma vez que a música pode ser usada como instrumento de educação e socialização, levando ao desenvolvimento cultural. Outra meta é fazer da escola um espaço agradável de aprendizagem.

O projeto

Nos meses de abril e maio os objetivos do milênio – inseridos nos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento – foram trabalhados com todos os alunos dos períodos diurno e noturno. Além de pesquisas externas, todos os recursos pedagógicos disponíveis na unidade escolar, incluindo biblioteca, sala de vídeo e de Informática, foram utilizados. E segundo a direção da escola, o envolvimento dos alunos e da equipe pedagógica foi total.

Os estudantes produziram cartazes, textos informativos, panfletos, entrevistas, palestras e peças de teatro. E mais. No muro da escola foram grafitados os Oito Objetivos do Milênio: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todos trabalhando pelo desenvolvimento.