sexta-feira, 25/10/2013
Pais e Alunos

Ações sustentáveis são debatidas por alunos em Conferência pelo Meio Ambiente

Estudantes desenvolveram projetos que representarão o Estado de São Paulo na fase nacional

A IV Conferência Estadual InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente reuniu cerca de mil estudantes para debater ações que buscam tornar as escolas espaços cada vez mais sustentáveis. Por três dias, os alunos estiveram concentrados em Águas de Lindóia para elaborar os projetos que representarão o Estado de São Paulo na fase nacional do evento, em Brasília.

Essa é a segunda etapa do evento, que começou nas escolas com as conferências regionais, período que originou 200 projetos para implementação na comunidade local e elegeu os delegados, alunos que representam suas diretorias de ensino no debate.

Em Lindóia, os estudantes foram divididos em 12 salas para discutir os projetos, oriundos da primeira etapa. Cada grupo foi pautado em um dos subtemas: terra, água, ar e fogo. As conversas resultaram em quatro projetos que São Paulo apresentará na etapa nacional.

Na sala da professora coordenadora do Núcleo Pedagógico de Geografia da Diretoria de Ensino de Jaboticabal, Ana Paula Borelli Matsumoto, a água foi o tema central. Reutilização do óleo de cozinha, água da chuva e bebedouro, além de horta vertical, foram ideias apresentadas. “A discussão é quente, pois o projeto poderá estar na fase nacional e os 24 alunos que mais se destacam serão eleitos delegados dessa etapa”, diz.

Destaque entre as conferências

O sistema colaborativo – sem competições, quando tudo é constituído democraticamente por eleição – é adotado pela Secretaria da Educação para realizar as conferências regionais e estadual. O modelo é único entre todos os outros estados participantes.

“São Paulo está inovando e isso é satisfatório por que os jovens estão fundindo suas propostas e vão chegar na conferência nacional, em Brasília, levando uma contribuição enriquecida que esperamos que outros Estados adotem”, comenta o diretor do departamento de educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Sérgio de Melo Diniz.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Sobre a Conferência

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, organizada pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, acontece em três etapas. A primeira terminou em 31 de agosto. Nessa fase, escolas dos anos finais do Ensino Fundamental das redes estadual, municipal e privada realizaram conferências em suas unidades. A programação segue com as Conferências Estaduais, entre os dias 23 e 25 de outubro, e a Conferência Nacional, entre 25 e 29 de novembro.