• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 05/11/2003
Últimas Notícias

Mil kits científicos serão disponibilizados às escolas estaduais

Parceria entre as Secretarias da Educação e Saúde estimulam crianças e jovens a  se interessarem mais pela ciência Mais de 200 alunos da rede estadual de ensino estiveram presentes no […]

Parceria entre as Secretarias da Educação e Saúde estimulam crianças e jovens a  se interessarem mais pela ciência

Mais de 200 alunos da rede estadual de ensino estiveram presentes no lançamento do projeto “Cientista do Futuro”,  parceria entre as Secretarias Estaduais da Educação e Saúde, que disponibilizará mil kits científicos às escolas estaduais de São Paulo. O projeto visa estimular em cada estudante o interesse pela ciência.

Estiveram presentes no evento o secretário estadual da educação, professor Gabriel Chalita, o secretário estadual da saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o diretor o Instituto Butantan, Otávio de Azevedo Mercadante e o presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw.

O presidente da Fundação Butantan iniciou a palestra dizendo que hoje o mundo vive no auge  da evolução científica, mas que a população ainda possui crendices. “ O objetivo é fazer a sociedade entender como funciona a ciência e desenvolver o raciocínio científico no dia – a – dia  para adquirir mais motivação nesta área”.

Segundo o secretário da educação infelizmente algumas áreas ainda estão em menor evidência, mas o objetivo é tornar a ciência no Estado prioritária, assim como a universalização do Ensino Fundamental. “ O governo está preocupado em colocar todas as crianças na escola, universalizar o Ensino Fundamental e democratizar a formação do professor”, complementou o secretário.

Além do incentivo à ciência, o Estado de São Paulo resgatou as disciplinas de Educação Artística e Educação Física  aos alunos de 1a  a 4a série. “ O esporte e a arte também voltaram a fazer parte do currículo dos alunos de Ensino Fundamental como ferramentas primordiais para a evolução na área da educação”,   explicou Gabriel Chalita.

Para o secretário, não adianta ensinar ciência apenas aos alunos de pós graduação. “A escola básica é o primeiro degrau para o desenvolvimento do aluno na área científica, é nela que o aluno aprende a conhecer a ciência e a desenvolver seus conhecimentos”.

A escola que tiver interesse em desenvolver um projeto de iniciação científica deve procurar o Instituto Butantan pelo telefone (11)  3726-7222, ramais 2206 e 2155 ou acessar o site www.butantan.gov.br. A princípio serão disponibilizados mil kits.

“Acreditamos que estes kits se esgotarão rapidamente, já que as escolas têm muito prazer em trabalhar com instrumentos que façam o aluno sair da sala de aula para aprender algumas disciplinas na prática”, finalizou o professor Gabriel Chalita.

Paola Martins