sexta-feira, 18/06/2004
Livros

Milú Vilella destaca importância do voluntariado educativo

Relatos de cem escolas comprometidas com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, de participação e de responsabilidade social é o conteúdo do livro Casos e Contos – Viagens por […]

Relatos de cem escolas comprometidas com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, de participação e de responsabilidade social é o conteúdo do livro Casos e Contos – Viagens por um Brasil Solidário, lançado pela presidente do Faça Parte – Instituto Brasil Voluntário, Milú Villela, na quarta-feira, dia 16, na II Reunião Ordinária Consed/2004.

O livro é resultado do projeto Selo Escola Solidária realizado pelo Faça Parte – em parceria com o Consed, MEC, Undime e com o apoio da Unesco -, que tem o objetivo de reconhecer o empenho das escolas que trabalham na construção da solidariedade e da paz. As escolas com práticas solidárias em 2002 receberam o Selo Escola Solidária e cem delas foram selecionadas para mostrarem seus trabalhos no livro.

Para o presidente do Consed, Gabriel Chalita, é importante o trabalho do Faça Parte, pois esse movimento destaca o papel do voluntariado na melhoria do processo educativo. Milú Villela destacou que se deve acreditar em um Brasil melhor por meio da força das escolas.

Durante a cerimônia de lançamento do livro, as instituições parceiras assinaram protocolo de intenções que renova o compromisso com a implementação do Selo Escola Solidária. Os secretários comprometeram-se a fomentar a participação dos estudantes da rede estadual em trabalhos voluntários.

Encerrando, o Ministro Tarso Genro afirmou que o projeto é um exemplo da nova relação entre o Estado e a sociedade e isso mostra a energia e a capacidade de promover a coesão social do país.