quinta-feira, 29/11/2018
Boas Práticas

#MinhaArteNaCapa seleciona desenhos para compor Kit Escolar

Com temas voltados para cidadania e alimentação consciente, concurso retratará 13 ilustrações no material didático da rede

O Kit Escolar 2019 terá a marca registrada dos alunos e servidores da rede estadual de ensino. O concurso #MinhaArteNaCapa selecionou desenhos marcantes para compor o material didático do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.

Neste ano, os interessados puderam escolher entre dois temas: “Cidadania em Ação” ou “Alimentação Consciente”. O primeiro tinha como objetivo retratar a importância da participação social. O outro, por sua vez, esperava-se do candidato um retrato de todos os aspectos que englobam uma alimentação adequada, saudável e consciente.

“Não se trata de uma competição e não tem um primeiro lugar. A ideia não foi só selecionar um bom desenho, é importante também entender o conceito que ele traz e como o participante compreendeu o assunto”, explica Raquel Fávero, uma das responsáveis pela iniciativa.

Em virtude da grande adesão dos alunos no ano passado, as equipes da Secretaria da Educação decidiram também estender o projeto aos servidores da rede.

“Observamos excepcional qualidade da produção dos participantes. Por isso, procuramos cada vez mais estabelecer critérios técnicos e pedagógicos justos na seleção dos trabalhos vencedores”, afirma Carlos Artur Aguena, da equipe do Centro de Referência em Educação Mário Covas.

No total, foram selecionados 13 desenhos que melhor retrataram os temas. Entre os selecionados, está o de Beatriz Enes de Macedo, aluna da E.E. Parque Continental Gleba 1, da Diretoria de Ensino Guarulhos Norte. A jovem retratou a solidariedade e a união entre diversos membros da sociedade.

“Percebi que cidadania é quando exercemos nossos direitos e deveres, e que a escola tem o compromisso de nos formar para o exercício dessa cidadania”, conta a estudante.

O conceito apresentado por Manoel Inácio dos Santos Neto, um dos servidores selecionados, foi pautado no uso dos bens públicos e acesso universal a todos os serviços públicos.

“Para evidenciar a participação social e igualdade de direitos, optei por construir um personagem representando o ser humano, usando as placas de acessibilidade e as faixas de direção e identificação para deficientes visuais e com baixa visão”, descreve.

Os desenhos selecionados, portanto, constarão nas capas dos cadernos do Kit Escolar do ano que vem. A ilustração será acompanhada o nome do aluno, série, nome da escola e resumo do conceito.

Confira a lista de selecionados:

Alunos

Elaine de Matos Givaldo – EE Professor Osvaldo Elci
Eduarda Emi Fujioka Hamaguchi – EE Luiz Martins
Beatriz Enes de Macedo – EE Parque Continental Gleba 1
Julia Soares de Oliveira – EE Prof.ª Helena Cury de Tacca
Filipe Aparecido Paoli Jupi – EE Prof José Jorge do Amaral
Stefany De Souza Hoshino – EE Maestro Antonio Mármora  Filho
Ohanna Aparecida Alexandre Gmeiner – EE Profº José Augusto de Oliveira
Talita Ferreira de Mello – EE Professor Antônio José Pedroso
Karoline de Almeida Honorio – EE Dom Joaquim Justino Carreira
Josineide da Silva Bernardes – EE Historiador Isaac Grinberg