• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/11/2005
Últimas Notícias

Monografias premiadas levam professores da rede estadual para programa de estudos em Madri

Nove professores da rede estadual de ensino estão de malas prontas para embarcar, sábado, dia 5, para a Madri, na Espanha, onde ficarão por uma semana participando de programa de […]

Nove professores da rede estadual de ensino estão de malas prontas para embarcar, sábado, dia 5, para a Madri, na Espanha, onde ficarão por uma semana participando de programa de estudos de excelência naquela cidade. Este é o prêmio que mereceram por seus trabalhos dentro do concurso “Escola e Família: Colaborações Possíveis” , realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Instituto SM para a Equidade e a Qualidade Educativa, da Espanha. Trabalhando esses dois segmentos, escola e família, os professores produziram monografias. Do conjunto apresentado, três foram selecionadas e seus autores premiados.

Colcha de Retalhos; Leitura: Escola e Família e Família e Escola, o Enlace Perfeito são os temas das monografias escolhidas, selecionadas que foram por uma comissão composta por representantes do Centro de Referência em Educação Mário Covas, órgão da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas/SEE, do Programa Escola da Família e do Instituto SM para a Eqüidade (ISME), que montou todo o programa de estudos, segundo o regulamento. A participação dos professores faz parte de uma série de ações desencadeadas pela SEE com o objetivo de valorizar e divulgar trabalhos de sucesso que os educadores desenvolvem na rede estadual.

Os professores premiados

Valdeci Pereira de Abreu, Elisa Maria Leal de Moraes, Ângela Paula Gentil, Ana Paula Bueno Antunes, Flavia Tatiane de Oliveira, Angélica Prestes Ferreira Camargo, Valmir Fontes, Márcia Maria de Barros Lima Mulati, Lilian de Cássia Nogueira César são os professores premiados e que representam, respectivamente, as Escolas Estaduais Profª Anna Maria Hoeppner Gomes, de Guarulhos, Diretoria de Ensino (DE) Guarulhos Norte; Marcílio Leite de Almeida, de Capela do Alto, DE de Votorantin, e Profª Maria Virgínia Mansur Biagi, de Batatais, DE de Ribeirão Preto.

No período de 9 de junho a 30 de setembro, grupos formados por três professores elaboraram monografias, devidamente documentadas, sobre experiências que propiciam a participação efetiva da família nas atividades escolares e os reflexos que começam a aparecer nos resultados do processo ensino-aprendizagem. Vencer o concurso e receber como prêmio a viagem à Espanha emocionou os educadores. Afinal, esta é a oportunidade concreta de conhecer um país e uma cultura que, até então, faziam parte, apenas, de leituras e sonhos.

A CENP, pelo Centro de Referência Mário Covas, elaborou um programa de preparação dos professores para a viagem. No dia 26 de outubro, estiveram no CRE para a integração do grupo com Maria Alice Lima, representante da Secretaria de Educação/CENP, que acompanhará o grupo à Espanha, e para apresentar com maiores detalhes as monografias premiadas. O Instituto SM para a Educação montou um Programa de Estudos de Excelência para os professores da rede estadual, com visitas a escolas, palestras, encontro com o educador César Coll, além de excursões de cunho cultural. Toda a infra-estrutura para o grupo, na Espanha, está sob a responsabilidade do ISME.

Os educadores, no retorno, irão preparar materiais sobre a experiência vivida, para divulgação nos canais e sites da SEE e do CRE.