quinta-feira, 17/11/2011

Mostra “Ciência, Ação e Diversão” acontece em Bauru até 30/11

Mais de 5 mil alunos de escolas estaduais da região visitarão a mostra até o fim de novembro “A gente ri e aprende ao mesmo tempo”. A frase de uma […]

“A gente ri e aprende ao mesmo tempo”. A frase de uma estudante da rede estadual é a síntese do que pretende a exposição “Ciência, Ação e Diversão”, que espera receber 5 mil alunos de escolas estaduais até o dia 30 deste mês na sede da Diretoria Regional de Ensino de Bauru. A mostra, idealizada pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, conta com experimentos interativos que permitem testar conceitos científicos na prática.

Desde a abertura, em 17 de outubro, são recebidas, diariamente, 12 turmas de escolas estaduais da região de Bauru, o equivalente a 480 alunos. Só nas duas últimas semanas do mês de outubro foram feitas 2.125 visitas. A Secretaria da Educação, por meio do programa Cultura é Currículo, fornece o transporte e a alimentação aos estudantes.

Colegas na 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Luiz Zuiani, de Bauru, as estudantes Fernanda Araújo e Ana Carolina Lagatta Kato, ambas de 16 anos, visitaram a exposição nesta semana. “Foi ótimo aprender sobre física, química e biologia de um modo divertido. Adorei a Miragem do Porquinho, experiência sobre ilusão de ótica”, conta Fernanda. “A gente ri e aprende ao mesmo tempo. Em um dos experimentos, pedalei e gerei energia suficiente para ligar um ventilador e uma TV!”, diz Ana Carolina.

Professor-coordenador da oficina pedagógica de física, Rafael Plana Simões explica que a expectativa é que mais escolas da região entrem em contato com a diretoria de ensino até o fim deste mês, multiplicando o número de agendamentos para mais de 3 mil alunos. A Diretoria de Ensino de Bauru atende a 16 municípios, com 84 escolas e cerca de 56 mil alunos.

Evento: Exposição “Ciência, Ação e Diversão”
Data: até 30 de novembro
Horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Local: Diretoria Regional de Ensino de Bauru, rua Campos Sales, quadra 9, número 43, Vila Falcão, Bauru