• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 11/11/2004
Últimas Notícias

Mostra de Talentos reúne alunos de escolas estaduais em espetáculos de música, dança e teatro

De 16 a 20 de novembro, 808 alunos de escolas estaduais se reúnem no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, para expor todo a sua habilidade artística na Mostra de […]

De 16 a 20 de novembro, 808 alunos de escolas estaduais se reúnem no Teatro Franco Zampari, em São Paulo, para expor todo a sua habilidade artística na Mostra de Talentos da Escola Estadual 2004, um festival de música, dança e teatro.

A Mostra de Talentos deste ano prestará uma homenagem a grandes nomes das artes, como o ator Paulo Autran, a coreógrafa e bailarina Márika Gidali e o músico Paulo Vanzolini. O evento será apresentado pelo ator Eduardo Silva e contará, no dia da abertura, com a presença do secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

Nesta edição, o festival pretende dar visibilidade ao trabalho artístico dos alunos, incentivando cada escola a perceber a consistência de sua proposta pedagógica, e avaliar o resultado do trabalho da equipe escolar.

As escolas estaduais selecionaram 63 trabalhos, sendo 33 grupos de dança, num total de 451 bailarinos divididos em balé clássico, moderno e dança livre, 15 peças teatrais, com 237 atores, e 15 números musicais, com 120 músicos.

Diferentemente da edição de 2003, a Mostra de Talentos não terá caráter competitivo. Haverá apenas prêmios de incentivo para os destaques nas categorias ator, atriz, espetáculo de teatro, bailarino, bailarina, espetáculo de dança, conjunto da obra, arranjo, letra e intérprete musical. Cinco observadores especialistas em cada modalidade farão a escolha dos destaques.

Regulamento

Durante todo o ano, as escolas prepararam sua participação em cada uma das três modalidades. O festival de música terá apresentações de alunos do Ensino Fundamenta e Médio. Já para os festivais de dança e teatro, houve uma divisão entre alunos dos ciclos I e II do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio.

Foram cinco etapas até a mostra. Para compor os trabalhos, as escolas e seus alunos foram incentivados a buscar apoio voluntário para realizar os cenários e a iluminação, confeccionar o figurino e montar a equipe técnica.

“Está mais que comprovado que atividades artísticas, esportivas e culturais influem decisivamente no aproveitamento de conhecimentos pelo método cognitivo. A arte refina o espírito e melhora a capacidade de absorção de conhecimentos”, afirma o secretário Gabriel Chalita.

SERVIÇO

MOSTRA DE TALENTOS DA ESCOLA ESTADUAL 2004
De 16 a 20 de novembro

Horários: Dia 16 – a partir das 14h30
Dia 17 – a partir das 10h30
Dia 18 – a partir das 10h10
Dia 19 – a partir das 9h30
Dia 20 – a partir das 13h
Local: Teatro Franco Zampari – Avenida Tiradentes, 451 – Bom Retiro – SP

Adriana Cardillo