• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/10/2015
Pais e Alunos

Mostra de Teatro de alunos da rede democratiza o acesso à produção cultural

Durante o evento foram apresentadas 13 peças de teatro

Estimular a produção teatral estudantil e democratizar o acesso à produção cultural. Esses foram os principais objetivos da Mostra de Teatro, realizada pela Diretoria de Ensino Guarulhos Norte 2, na última semana. As inscrições foram abertas para as 84 escolas de jurisdição da diretoria e, desse total, 17 mostraram interesse em divulgar o talento de seus alunos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio apresentaram 13 peças de teatro para um público estimado em 1.100 pessoas, na última quinta e sexta-feira, dias 1 e 2 de outubro. Obras literárias como Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare e Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, foram levadas para o palco com olhar de cada aluno sobre as obras. Eles escolheram diversos gêneros teatrais, como drama, comédia, entre outros.

“Para os alunos foi uma experiência extraordinária, pois não pensavam que iriam viver essa relação tão intensa. Eu como artista vejo que se não estamos produzindo, estamos atrapalhando. O ponto da criatividade artística foi colocado num foco cultural durante sete meses”, fala Fabio Martini, professore coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) da Diretoria de Ensino.

Durante sete meses os alunos realizaram uma imersão nas obras literárias para a montagem das peças. “Professores da sala de leitura, arte, língua portuguesa e inglês se envolveram na construção desse projeto. Em cada escola um profissional abraçou o projeto pois perceberam a riqueza da experiência artística associada ao aprendizado”, completa o professor.