quarta-feira, 19/09/2012
Imprensa

Mostra no Sesc São José dos Campos exibe trabalhos de alunos da rede estadual no fim de semana

O evento terá ainda oficinas de pintura, contação de histórias, produção de brinquedos e esculturas, das quais participarão 940 estudantes que cursam o 1º ano do Ensino Fundamental em escolas […]

O evento terá ainda oficinas de pintura, contação de histórias, produção de brinquedos e esculturas, das quais participarão 940 estudantes que cursam o 1º ano do Ensino Fundamental em escolas estaduais locais

A produção artística e pedagógica de 3.000 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental das 43 escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino de São José dos Campos será exibida na mostra “Olhos de Criança: o mundo dos gibis, brinquedos e brincadeiras, escultura infantil, revelando tintas e jogos na infância”, no Sesc São José dos Campos. A exposição será aberta amanhã (20/09), às 19h30, para convidados, e pode ser vista pelo público em geral sexta-feira (21/09), das 9h às 16h, e sábado (22/09), das 9h às 14h.

Por meio de fotos impressas em banners, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, desde o início do ano, dentro do programa Ler e Escrever. Os professores que orientaram a produção passaram por orientações técnicas realizadas pela Diretoria Regional de Ensino de São José dos Campos. A ação visa à formação continuada de alfabetizadores e docentes da disciplina de arte do 1º ano do Ensino Fundamental, nas linguagens de música, dança, teatro e artes visuais.

A mostra reunirá fotos dos projetos realizados nas 122 classes de 1º ano, desenvolvidos a partir das seguintes temáticas: horta-ciências naturais, que possibilitou que os estudantes entrassem em contato com a diversidade da fauna e da flora brasileira; identidade, que estimulou o estudo a respeito da importância do nome próprio e orientou os alunos sobre como obter o documento de registro geral; viagem à África, que promoveu uma pesquisa sobre a diversidade natural daquele continente e as influências culturais trazidas para o Brasil; brinquedos e brincadeiras, com o resgate de antigas brincadeiras de infância e a confecção de brinquedos em sala de aula; e projeto leitura, por meio do qual foram ministradas oficinas de leituras de poesias e contos.

A aluna Giovanna Vieira Rosa Turíbio, 6 anos, conta que gostou tanto das oficinas de leitura que gostaria que o projeto tivesse continuidade. “Foi muito legal. Adoro as brincadeiras e cruzadinhas que as professoras fazem”, conta a menina, que estuda na Escola Estadual Professora Zilda Altamira Soci, localizada no bairro Largo da Boa Vista. Para ela, as atividades não ficam restritas ao ambiente escolar. “Sempre brinco de professora com minhas amigas. Gosto de ensinar letrinhas novas”, diz.

O pedido de Giovanna será atendido. Os projetos serão retomados no próximo ano letivo. De acordo com Claudia Renata Santos Vilela, diretora técnica do núcleo pedagógico de São José dos Campos, “a iniciativa representa um avanço na educação das turmas dos anos iniciais e oferece aos alunos proposições de diferentes lugares para aprender”.

Oficinas

Além da exposição, que permanece aberta para a visitação do público até sábado (22/09), um grupo de 940 alunos de 1º ano de escolas estaduais da cidade participa sexta-feira (21/09), também no Sesc local, de oficinas de contação de histórias, confecção de brinquedos e esculturas em massinha e pintura, que serão ministradas por professores de arte da rede estadual.

As atividades estão associadas à exposição e integram o projeto Lugares de Aprender, do programa Cultura é Currículo, que oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, parques, centros e institutos de arte e cultura e de assistir a espetáculos de teatro e dança.