• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/08/2015
Pais e Alunos

Movimento Pop Art é um dos temas contemplados na disciplina de Arte dos alunos

O ícone deste movimento artístico, Andy Warhol, completaria 87 anos nesta quinta-feira (6)

Alunos da rede estadual de ensino entram em contato com a disciplina de Arte a partir do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. O conteúdo, disponível no Caderno do Aluno e Professor, foi desenvolvido por especialistas da Educação tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A partir do 2º ano do Ensino Médio, os alunos começam a trabalhar diversos temas, como o movimento Pop Art. O ícone deste movimento artístico, Andy Warhol, completaria 87 anos nesta quinta-feira (6).

A Pop Art teve início no final da década de 1950, quando alguns artistas transformaram símbolos e produtos da cultura de massa, como televisão, fotografia, quadrinhos, cinema e publicidade, em temas de suas obras.

“Comunicar-se diretamente com o público por meio de obras cujos signos e símbolos retirados do cotidiano e do imaginário das culturas de massa é a característica principal desse movimento que na década de 1960 se coloca na cena artística”, explica Roseli Ventrella, professora de Arte e integrante da equipe curricular de arte da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

“Os integrantes do movimento se recusam em separar arte/vida e incorporam em suas obras histórias em quadrinhos, publicidade, imagens televisivas, produtos de supermercado. São representantes da Arte Pop no Brasil: Antonio Dias, Rubens Gerchman, Cláudio Tozzi”, completa.   

Caderno do Aluno e Professor

O Caderno do Aluno e Caderno do Professor fazem parte das ações previstas no programa São Paulo Faz Escola. Os materiais são distribuídos duas vezes ao ano para docentes da rede estadual e alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O conteúdo foi desenvolvido por especialistas da Educação tendo como base o Currículo Oficial do Estado de São Paulo.