sexta-feira, 22/10/2004

Muita festa para professores índios na Aldeia Piaçaguera

A Escola Estadual Indígena Iwy Piraú, localizada na reserva indígena Piaçaguera, em Peruíbe, desenvolveu uma extensa grade de atividades culturais durante o último dia 15, em comemoração ao Dia dos […]

A Escola Estadual Indígena Iwy Piraú, localizada na reserva indígena Piaçaguera, em Peruíbe, desenvolveu uma extensa grade de atividades culturais durante o último dia 15, em comemoração ao Dia dos Professores. A festa dos professores índios foi marcada por apresentações de dança, música, teatro e exposições de fotos, materiais didáticos e artesanatos em geral.

A índia Catarina Delfina dos Santos, vice-diretora da unidade, apresentou e parabenizou os três professores índios que lecionam para as crianças da aldeia. “Nós precisamos preservar nossos valores, nossa cultura. Os professores são os responsáveis pela perpetuação desse conhecimento. Ao mesmo tempo, não podemos mais viver isolados. Temos que promover a integração dos índios com os brancos”, destacou.

A dirigente regional de Ensino de São Vicente, Oneide Ferraz Alves, prestigiou o evento e enalteceu a iniciativa. “É muito importante que os índios divulguem os projetos desenvolvidos na escola indígena e preservem seus costumes e crenças”, ressaltou.

No mesmo dia, a aldeia recebeu a visita dos estudantes da Escola Acadêmico Coc, de Limeira, por meio do Projeto Escolas-Irmãs, do Governo Federal. O projeto prevê que uma escola assuma, por um prazo determinado, outra escola de ensino fundamental ou médio. Dessa forma, a comunidade escolar se corresponde e troca experiência, buscando alternativas para a melhoria da qualidade de ensino e das condições de vida.

Magistério Indígena

O Curso de Formação de Professores Índios para Educação Infantil e Ciclo I (1ª a 4ª séries) do Ensino Fundamental teve início em 12 de agosto de 2002. O curso faz parte dos programas desenvolvidos pelo Núcleo de Educação Indígena, vinculado à Secretaria Estadual de Educação. A iniciativa visa melhorar a qualidade de atendimento aos alunos índios nas escolas criadas em reservas indígenas de São Paulo, valorizar a cultura de cada povo, além de perpetuar suas diversidades étnicas. A formatura aconteceu em outubro de 2003.

Renata Ferrarezi