quinta-feira, 30/01/2020
Creche Escola

Município de Taiúva recebe creche de programa estadual

Unidade deve atender até 130 alunos de 0 até os 5 anos

O município de Taiúva, localizado na região de Jaboticabal, recebeu na última sexta-feira (24) a inauguração de uma creche participante do programa Creche Escola, iniciativa do governo que prevê a construção integradas de unidade de educação infantil por todo o estado.

A Creche Escola Kenso Okumura pode atender até 130 crianças de 0 a 5 anos cada.  O prédio é equipado com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeitas todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“Este será um espaço de humanidade, no qual cada profissional irá fazer seu melhor para cuidar dessas verdadeiras jóias que são as crianças de nosso município. Queremos que aqui seja um lugar onde pais e avós fiquem orgulhosos de levar e buscar os jovens”, pontua o prefeito Kiko.

Presidente da Câmara Municipal da cidade, Rita Brandão citou o processo de construção durante a inauguração, que aconteceu na própria unidade. “O convênio foi assinado em 2013 e, logo depois, começamos a licitação pública. A obra começou em 2014 e terminou agora. Estamos profundamente orgulhosos de promover esse convênio com o governo”, cita.

Sobre o Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. A Educação efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE.

Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. “Sempre focamos nas áreas que mais precisam de creches, pautada numa avaliação seguindo critérios socioeducacionais. É um orgulho estarmos aqui inaugurando mais uma creche nessa região”, explica Valeska Toledo, subsecretária de acompanhamento da Educação.

A Diretoria de Ensino de Jaboticabal conta com 30 escolas estaduais e mais de 15 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as unidades, 7 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, 4 unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.