• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/09/2019
Boas Práticas

Mural e vídeos: como os grêmios estudantis divulgaram a rematrícula 2020

Ações de protagonismo dos jovens contou com vídeos em formato de reportagem e grafismo em muro

A rematrícula para o ano letivo de 2020 acontece até amanhã, dia 27 de setembro. A matrícula, que teve o prazo extendido na última sexta-feira, é fundamental para registrar os estudantes que irão continuar na rede ano que vem e também para aqueles que estão se formando no Ensino Fundamental optarem ou não pelo Ensino Técnico, na modalidade Novotec.

Diversos estudantes e grêmios estudantis se mobilizaram para a data e apostaram na força da comunicação para incentivar pais e jovens a fazer a rematrícula na data certa. Na Escola Estadual Francisco Mariano da Costa, em Piracicaba, estudantes do 9º ano prepararam um vídeo, em formato de reportagem televisiva, ensinando o passo-a-passo da rematrícula.

A edição ficou a cargo dos estudantes do Grêmio Estudantil, que até simularam a entrada no aplicativo Minha Escola. “O vídeo tem informações básicas para todo mundo, pai ou aluno, que queira fazer a rematrícula de uma forma simples e ágil”, explica Danilo Rodrigues, estudante do 9º ano da escola, que faz parte do Programa de Ensino Integral. Veja o vídeo abaixo.

Na Escola Estadual Doutor Prudente, também em Piracicaba, os jovens do Grêmio Estudantil tiveram a ideia de pintar os muros da escola com um desenho de uma caneta, que ao soltar sua tinta, é preenchida por diversas mãos. Cada mão representa um estudante, e a união delas é uma alusão à importância da rematrícula e da continuidade na rede. “Gravamos o vídeo, mas pensamos em algo a mais para chamar a atenção da comunidade. Por isso o muro. Fizemos todos mundo juntos, e foi bem divertido dedicar um tempo para essa obra coletiva”, relata Lauany Rodrigues, estudante da unidade e membro do Grêmio Estudantil da unidade.

A rematrícula na rede pode ser feita até dia 27 de setembro. Já a matrícula para quem não está na rede estadual começa no dia 01 de outubro.