• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 07/10/2018
Ensino Fundamental

Museu Afro Brasil recebe novas exposições no Dia das Crianças

'Hiorlando' e 'Afetos' retrarão a diversidade artística do Maranhão até o final de dezembro

Galhos do cajueiro, tamboril e cedro são os tipos de madeira que edificam as esculturas de ‘Hiorlando’

Em todo Estado, diversas instituições culturais paulistas abrem anualmente as portas para receber a criançada no Dia das Crianças. As iniciativas são promovidas para aproximá-los de diferentes experiências ao lado da família.

O Museu Afro Brasil, por exemplo, receberá duas novas exposições que representam a diversidade artística do Maranhão. “Hiorlando” e “Afetos” fazem parte da programação de Dia das Crianças e de aniversário da instituição, que completa 14 anos neste mês.

Em “Hiorlando”, o público conhecerá 100 esculturas em madeira do artista João Pereira Marques que retratam sua fauna lúdica e animada. Elas são compostas por girafas, peixes, sapos, jacarés, cachorros, entre outros bichos fartamente coloridos.

Nascido no povoado João Peres, no município de Araioses, no Maranhão, em 1963, o artista começou a esculpir há pouco mais de dez anos, quando um acidente o afastou do trabalho de estivador marítimo e acabou permitindo que seu talento artístico se desenvolvesse.

Já “Afetos” traz um panorama do trabalho do fotógrafo paulistano Edgar Rocha, estabelecido do Maranhão há mais de 40 anos. No total, são 41 fotografias que passeiam pelo patrimônio cultural e celebrações do povo maranhense.

“O trabalho de Edgar Rocha traz duas características muito marcantes: a luz âmbar e morna, que nos aproxima da imagem capturada, e um fascínio pelos saberes, pelas tradições e pelo jeito de ser dos negros do Maranhão, que registra de maneira intimista e verdadeiramente amorosa”, destaca Paula Porta, curadora das duas mostras.

Quem ainda não planejou nada para o feriado, visitar as exposições é uma ótima opção ao lado da família. As mostras estarão disponíveis até dezembro.

“A cultura é elemento de ligação de pessoas, de objetivos comuns.  É uma ferramenta poderosa e única em sua capacidade de sensibilizar, de mudar comportamentos e de ampliar visões de mundo”, completa Romildo Campello, secretário de Estado da Cultura.

Serviço

HiorlandoAfetos

Abertura: 12 de Outubro de 2018 – 11h00

Período de exposição: até Dezembro de 2018

Local: Museu Afro Brasil

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10 – São Paulo-SP

(11) 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br