• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/01/2019
Lazer

Museu Casa Portinari promove palestra sobre a importância do pintor brasileiro

A palestra “A História do Brasil nos Painéis de Portinari” acontece nesta quarta-feira (23)

Um dos mais importantes pintores brasileiros, Candido Portinari foi responsável por levar o nome do país para todo o mundo. Para destacar a importância das obras do pintor na história do Brasil, o Museu Casa de Portinari realiza, nesta quarta-feira (23), a palestra “A História do Brasil nos Painéis de Portinari”.

Ministrada pelo professor doutor Percival Tirapeli, artista plástico, pesquisador, mestre e doutor em Artes pela ECA/USP e professor titular em História da Arte Brasileira no Instituto de Artes da Unesp/São Paulo (Universidade Estadual Paulista), vai abordar a relevância do artista no cenário cultural e também na memória do país.

“Dessa vez, nós vamos falar como é que Portinari construiu uma história do Brasil. Desde os seus primeiros painéis que ele faz em Washington, em 1936, e depois todos os painéis sobre os ciclos econômicos que ele faz no Ministério da Educação e Cultura, no Rio de Janeiro. Ele passa a criar uma verdadeira história do Brasil em forma de pintura”, explica professor Tirapeli.

Segundo Cristiane Maria Patrici, gerente da instituição cultural, a pesquisa é a principal ferramenta de conhecimento da humanidade. “O Museu Casa de Portinari tem como missão preservar e divulgar a obra do artista e, neste sentido, o trabalho de pesquisa é imprescindível para compreender não apenas o contexto histórico em que o artista viveu como, também, o período em que essas obras foram produzidas e os temas abordados”, conclui.

SERVIÇO

Museu Casa de Portinari
Palestra
“A História do Brasil nos Painéis de Portinari”
Data: 23 de janeiro (quarta-feira)
Horário: às 19 horas
Local: Praça Candido Portinari, n°298 – Centro – Brodowski/SP
Entrada Gratuita