• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/04/2018
Crédito: A2 Fotografia / Daniel Guimarães
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Museu da Imigração pode ser um grande aliado para as aulas de História

O professor encontra a oportunidade de falar sobre a vinda de diversos povos ao Brasil

Bastante concorridas nas escolas da rede estadual, as aulas de História fazem muito sucesso entre os estudantes. Mas, professor, você já pensou em utilizar o Museu da Imigração como aliado? Na instituição, é possível trabalhar com os alunos toda a parte de história do Brasil referente à chegada das pessoas por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.

Clique para visitar as exposições virtuais do Museu da Imigração

Com o acervo disponível, é possível compreender e refletir o processo migratório. No entanto, a migração humana não deve ser encarada como uma questão apenas do passado. Os professores podem aproveitar a oportunidade para trabalhar a questão como um fenômeno contemporâneo, se tomar como base os refugiados que chegam ao Brasil vindos de diversos países.

Exposições

Permanente, a exposição “Migrar: experiências, memórias e identidades” tem como objetivo apresentar aos visitantes os trabalhos de preservação e pesquisa realizados pelo Museu da Imigração a respeito de seu tema central. Em oito módulos, aborda o processo migratório, decorrendo contextos mais específicos, como a grande imigração ocorrida nos séculos 19 e 20, as políticas voltadas ao tema, o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes do Brás e as contribuições desse processo para a formação de São Paulo.

Até setembro de 2018, os visitantes podem conferir a exposição “Da cabeça aos pés”, que tem como tema central os acessórios utilizados por homens e mulheres em seu vestiário, nas mais diversas culturas. Superando a condição de adereços, tais objetos podem funcionar como mediadores de relações humanas e refletir práticas sociais, configurando-se, no limite, como símbolos de pertencimento e identificação de um indivíduo com uma determinada comunidade ou grupo social.

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – São Paulo/SP

Bilheteria

R$10 (inteira) | R$5 (meia-entrada)

O MI é inteiramente gratuito aos sábados, e tem acesso livre às áreas de convivência da instituição nos demais dias.

Terça a sábado | das 9h às 17h
Domingo | das 10h às 17h